Nos últimos anos, a discussão sobre o porte de arma por civis tem entrado em voga diversas vezes. Segundo Locke "O homem nasce uma folha em branco'', sobre o guarda chuva desse pensamento, nota-se que as ações e pensamentos do homem são influenciados pelo meio em que convive. Portanto, ao dar livre acesso as às armas e não instruí-los de maneira devida, pode acarretar consequências graves. Nota-se que o tema em questão é bastante delicado, por isso deve ser analisado de diferentes ângulos.
Há muitos que defendem que o porte de armas pode diminuir a criminalidade. Entretanto, fazer justiça com as próprias mãos nem sempre é a melhor saída. Outro fator a ser analisado, é o de que nem todos que estão na vida do crime, estão por vontade própria, e sim por uma gritante desigualdade social. Com isso(,) ao cometer ''Justiça'' contra esses indivíduos, estariam cometendo uma injustiça, entrando em um ponto de ambiguidade.
Uma sociedade armada tenta tende a andar apreensiva, porque a qualquer momento uma injustiça pode ser feita. Para Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meia da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade, (.) com base nesse pensamento, nota-se, que o ponto fulcro de uma civilização deve ser a busca pela armonía harmonia. Portanto, ao invés de dar armas, deve se deve-se buscar maneiras de levar a harmonia social.
Um fator importante a ser observado, são as consequências para as gerações futuras. Na teoria de Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotado de exterioridade, generalidade, coercitividade, (.) percebe-se que uma vez que indivíduos com porte de armas tiverem comportamentos irresponsáveis, podem servir de exemplo para os que os cercam, podendo acarretar diversos problemas a longo prazo. Com isso, pode surgir uma sociedade com leis próprias e pré-históricas.
A partir dos elementos analisadas analisados,. Pode-se perceber que para instruir uma população para ter porte de armas com consciência é uma tarefa muito árdua. Entretanto baseando-se nos pensamentos de Pitágoras(,) que diz(:) '' Educai as crianças e assim não será necessário punir os homens''. (,) Deve-se(,) então, ensinar as crianças a evitar o usa da ignorância e buscar o pensar complexo para a solução de problemas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e ao uso coerente de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |