Arma* que matam - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 23/07/2016

Status:

Corrigida
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É notório que a permissão ou restrição do porte de armas traz divergências de opiniões. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se; o aumento da criminalização e mortes(,) principalmente nos grandes centros urbanos.

Sabe-se que o uso indiscriminado de armas de fogo utilizadas pela populção civil, gera um aumento na da violência no país. (Um exemplo é o que) como aconteceu na tarde de sexta-feira (22/07/2016) em Munique, na Alemanha, onde um jovem matou 10 pessoas em um centro urbano comercial.

Ainda convém lembrar que as mortes também são ocasionadas por incidentes com armas de fogo. Algum membro da família, o qual possui esse instrumento, acidentalmente ao manuseá-la manuseá-lo atira em outra pessoa ou a si mesma em si mesmo, (.) Ou até uma criança que pega a arma guardada, que é de autoridade responsabilidade do seu responsável, pensa que é um brinquedo e acaba matando um amigo de escola ou um colega do bairro.

Portanto, deveria ser proibida a comercialização de armas de fogo, pois as pessoas têm fácil acesso à a elas. O Estatuto do Desarmamento é importantíssimo na proteção da vida, o qual tem que ser mais rigoroso para o uso e comercialização das mesmas,ele tem que contribuir pra dificultar a compra e venda de armas, pois este instrumento é o que mais mata em todo o país.

Comentários do corretor


* Armas

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, citando fatos atuais pertinentes ao assunto. Mas é possível explorar melhor dados para embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200