É notório que a permissão ou restrição do porte de armas traz divergências de opiniões. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se; o aumento da criminalização e mortes(,) principalmente nos grandes centros urbanos.
Sabe-se que o uso indiscriminado de armas de fogo utilizadas pela populção civil, gera um aumento na da violência no país. (Um exemplo é o que) como aconteceu na tarde de sexta-feira (22/07/2016) em Munique, na Alemanha, onde um jovem matou 10 pessoas em um centro urbano comercial.
Ainda convém lembrar que as mortes também são ocasionadas por incidentes com armas de fogo. Algum membro da família, o qual possui esse instrumento, acidentalmente ao manuseá-la manuseá-lo atira em outra pessoa ou a si mesma em si mesmo, (.) Ou até uma criança que pega a arma guardada, que é de autoridade responsabilidade do seu responsável, pensa que é um brinquedo e acaba matando um amigo de escola ou um colega do bairro.
Portanto, deveria ser proibida a comercialização de armas de fogo, pois as pessoas têm fácil acesso à a elas. O Estatuto do Desarmamento é importantíssimo na proteção da vida, o qual tem que ser mais rigoroso para o uso e comercialização das mesmas,ele tem que contribuir pra dificultar a compra e venda de armas, pois este instrumento é o que mais mata em todo o país.
Comentários do corretor
* Armas
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, citando fatos atuais pertinentes ao assunto. Mas é possível explorar melhor dados para embasar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |