Sociedade criminalizada - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 23/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os primórdios da humanidade, acerca de milhões de anos(,) o ancestral do homem, respectivamente o Homo sapiens, reluta com o pensamento de domínio sobre o mesmo. Durante o último século convivemos com inúmeras atrocidades, por exemplo, as duas grandes guerras mundiais, seguidas pela guerra fria entre, duas potências mundiais e suas ideologias, (:) são elas os Estados Unidos (Capitalismo) e a União Soviética (Socialismo), (.) claramente o capitalismo se apropriou perpetuou ao redor do mundo(,) dando um fim a à URSS. Desde então(,) o mundo convive com mais um inimigo(,) o Terrorismo. Dessa forma(,) o governo sancionou a lei do desarmamento, que tem como objetivo convencer as pessoas de que esse projeto ajudará na segurança pessoal e familiar, (o) que de fato ocorreu nos primeiros anos, mas até que ponto essa liberdade pode prejudicar a sociedade?

    Nos tempos atuais(,) somos noticiados através da mídia que a violência no Brasil tem aumentado cada vez mais, (.) conforme o “Estudo Global de homicídios 2013”(,) o Brasil está em décimo sexto lugar entre os países mais violentos do mundo, uma vez que, o livre acesso de a porte de armas no país compromete a segurança da população, uma vez que essas convivem com o medo. Nos últimos meses(,) ao redor do mundo(,) à uma onda de ataques terroristas, que causam repulsa e dividem opiniões em questão do em relação ao porte de armas.Recentemente(,) em Orlando(,) nos Estados Unidos(,) um jovem (americano) de origem iraniana afegã atacou e matou cerca de 49 jovens em uma boate gay, o que de fato choca o mundo e é a frieza com que o rapaz, segundo os pais(,) teria alimentado o ódio entre a pela comunidade LGBT, e a extrema facilidade ao comprar armas em um loja de armamentos.

   Desta forma, fica clara a necessidade do reajuste em relação à lei do desarmamento, pois esta deverá ser mais rígida(,) sendo restrita o porte e uso de armas restritos apenas para  aqueles que são especializados nesta área de segurança, são eles os policiais federais, civis e militares, visto que(,) desta maneira(,) o número de homicídios, assaltos, e roubos cada vez mais diminuíram.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma coerente, explorando fatos e dados atuais e pertinentes sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200