Porte de armas: problema ou solução? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 22/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso de armas de fogo pelos cidadãos é atualmente um dos itens mais discutidos no âmbito social. Relacionado diretamente à criminalidade, o assunto que vem sendo debatido deliberadamente, não somente em território nacional, engloba uma série de opiniões de quem é particularmente contra e a favor.

O tópico é recorrentemente abordado em decorrência de crimes e atos violentos, que poderiam ser evitados caso a vítima possuísse o instrumento para se proteger. Entretanto, o tema é tão polêmico por apresentar diversas contradições, como por exemplo o delituoso ter adquirido a arma de modo legal, do mesmo modo que a vítima poderia vir a está adquirindo ter adquirido, ou seja, a liberação do armamento (poderia) aumentar os índices relacionados as às transgressões de leis e não contribuir efetivamente no que diz respeito à defesa.

Uma solução plausível, deve ser encontrada(,) de modo que beneficie a sociedade como um todo, não somente a indústria bélica e políticos que defendem seus respectivos interesses. Logo, tratando-se Trata-se de um recurso duradouro, pois diversos delitos e práticas criminosas poderiam ser evitadas evitados, caso houvesse uma punição para quem ás adquiri as adquirisse ilegalmente. Restando para aqueles que o porte é realmente necessário, um teste psicológico e um treinamento prático (devem ser realizados), de modo que não oferecessem ofereçam perigos á à sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200