Barbárie social em questão no Brasil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 22/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Embora apresente destaques no âmbito econômico mundial – Se configurando-se como potência emergente, (-) no quesito segurança interna o Brasil possui um aparato policial e judiciário defasado. Isso leva o cidadão a temer pela sua segurança e querer adquirir o porte de armas. No entanto, é preciso salientar que a utilização de armas por indivíduos que não têm formação capacitada para manuseá-las só irá agravar ainda mais a questão da violência, porquanto portanto é preciso agir na origem do problema e não na sua consequência.

      Segundo Thomas Hobbes(,) somente o aparato estadual é responsável por promover a homeostase no seio social a fim de não ocorrer uma tirania entre os cidadãos. Apegando-se a à ideia de Hobbes, o cenário brasileiro se enquadra no que o filósofo denomina de barbárie social. Policiais desqualificados para o exercício profissional, presídios sem infraestrutura qualificada(,) além da falência da execução das leis penais geram revolta crescente entre a comunidade que clama por uma resolução imediata, o que seria, por conseguinte, o uso de armamento entre a população civil.

Entretanto, a deliberação de armas a qualquer cidadão poderá promover uma verdadeira desordem social(,) em que qualquer indivíduo poderá colocar em risco a vida de outros indivíduos, com a promoção da violência generalizada nas ruas brasileiras. Desse modo, com o objetivo de evitar o cenário catastrófico previsto por Thomas Hobbes(,) é necessário que ocorra o fortalecimento do aparato policial e judiciário pelos órgãos governamentais, no intuito de conter a violência nas ruas e elevar a confiança do ator social em relação as às esferas judiciais e policiais, com o fornecimento de armamento de qualidade e formação humana aos vigilantes(,) para que aprendam a saber lidar com os anseios da população local.

A esfera familiar também se configura como agente essencial para inibir o porte de armas a à população, a família deve ensinar ao cidadão que a violência e o consequente uso de armas só intensificará (a) violência social. Para isso(,) a sociedade deve ofertar palestras aos núcleos familiares para que eles saibam conduzir indivíduos aos caminhos da dignidade social e profissional(,) abandonando, desse modo, o caminho da violência. É necessário salientar, no entanto, que a efetivação de tais medidas só terá resultados significativos a longo prazo, já que a questão da violência brasileira adquire uma ampla complexidade e envolve todas as esferas do meio social.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, mas é possível explorar melhor dados e fatos sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200