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Porte de armas pela população civil

Enviada em: 22/07/2016

Status:

Corrigida
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Segundo a ONG americana “Social Imperative Progress”, o Iraque e o Brasil ocupam as 1ª e 11ª posição posições na classificação de países mais inseguros, respectivamente. Com isso, muito se discuti discute acerca do porte de armas pela população civil, o que é de grande valia; todavia, antes de tudo, deve-se fortalecer o sistema de segurança pública.

  É válido ressaltar a falência do sistema de segurança pública em países como o Brasil. O célebre filósofo Platão disse que os guerreiros, as almas de prata, tinham a responsabilidade de proteger a cidade e eram de grande relevância, porém devido à remuneração aquém e o armamento precário propostos pelo Governo, os policias adotam a greve constantemente por serem desvalorizados, revelando um paradoxo. Nesse ponto, o país fica à mercê de meliantes. Diante dessa situação, a população pensa em alternativas para se defender.

  Com isso, o porte de armas pela população torna-se de grande valia. Conforme Napoleão Bonaparte: “ A igualdade só existe na teoria”. Enquanto os criminosos conseguem armas de fogo potentes através do tráfico de armas, a população precisa se submeter a processos burocráticos para aderir adquirir uma arma. Assim, é imprescindível o porte de armas pela população, para ter meios de se defender.

  Portanto, é evidente que o porte de arma pela população civil é necessário, pois o sistema de segurança se mostra ineficaz.  Dessa forma, os Governos dos países devem remunerar de forma correta os policiais, pois são responsáveis pela segurança pública da cidade, são as “almas de prata”. Além disso, é necessário adotar sistemas que detectam metal nos locais públicos, para evitar que pessoas más mal intencionadas entrem portando arma de fogo nesses lugares, bem como ocorreu na boate de Orlando. O combate ao tráfico de armas pela polícia Federal também é de grande pertinência.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à objetividade nas frases (uso desnecssário de locuções conectivas, como dessa forma, com isso, portanto, entre outros).

O texto aborda o tema proposto fazendo referência a pensadores e figuras públicas da história pertinentes ao contexto. No entanto, falta explorar um pouco mais dados sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200