Andar armado é um direito do cidadão? Muita gente acha que sim. (,) Mas outros defendem o monopólio do uso da força nas mãos do estado. Especialistas afirmam(,) inclusive, que ter uma arma em casa aumenta a chance de assassinato(,) suicídio ou acidente.
Muitas pessoas é são a favor a do porte de armas,pois acreditam que diminui a violência,e também tem seus direitos de defender sua vida,sua família e seu patrimônio.Com treinamento(,) evita-se acidentes dentro da própria casa.
E há muitas pessoas que são contra (o) porte de armas por que porque acham que assim aumentará mais a violência. Ao reagir um assalto(,) aumentam (as) chances de desfechos fatais,ferir um familiar por acidente, a arma pode ser roubada e acabar nas mãos do criminoso.
As armas de fogos têm um efeito ambivalente,que aumente aumenta e ao mesmo tempo diminuam diminui a violência.O maior porte de armas talvez faça crescer os casos de homicídio e suicídio,mas reduza a taxa de furto,latrocínio e violência contra mulher.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto apresenta argumentos dos dois lados, mas a sua visão não ficou bem definida. É importante, em uma dissertação, formar uma opinião sobre o assunto e apresentá-la.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |