Atualmente é grande o número de homicídios causados com com uso de armas de fogo. O cidadão procura um modo de se defender, recorrendo a obter armas. O problema é que desse modo pode aumentar a violência e(,) além disso, colocar armas de fogo nas mãos de quem não sabe lidar com elas, pode se tornar um perigo.
Em primeiro plano, é notável em todo o mundo como inúmeras pessoas morrem por dia, sendo assassinadas com armas de fogo, muitas vezes por vinganças, tentativa de defesa ou pelo terrorismo. A preocupação é que essas vítimas não tinham como se defender, e os assassinos(,) que em muitas situações não têm o porte de arma legalizado, aproveitam da situação da população (que) está desarmada. Isso faz com que países como os EUA entrem em debate para a legalização de armas no país, pois, se todos os cidadãos portassem uma arma(,) seria muito menor o número de mortos. Observa-se, que em inúmeros casos de homicídios com arma de fogo, existem indivíduos com porte legal que cometem crimes horrendos contra cidadãos indefesos, é notável no país brasileiro Brasil como em outros países, principalmente nos EUA(,) que nos últimos anos autoridades policiais executam negros inocentes como se fosse algo comum. A preocupação não é somente autorizar armas para os que não sabem lidar com elas, mas também como evitar aqueles que já tem posse de armas para não utilizar inadequadamente.
Desse modo, diante de uma situação complexa, onde tudo gira em torno da legítima defesa e menos violência, deve haver um debate entre autoridades para estabelecer uma nova regra. Logo, o governo deve limitar o livre acesso de armas, pois, quanto mais armas estiverem em domínio público, mais números de mortes haverá. O governo deve investir em meios, como a mídia e instituições de ensino para transmitirem o perigo que armas de fogo podem trazer para a população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação está contraditória. Essas duas afirmações contrastam entre si: "Isso faz com que países como os EUA entrem em debate para a legalização de armas no país, pois, se todos os cidadãos portassem uma arma(,) seria muito menor o número de mortos." e "quanto mais armas estiverem em domínio público, mais números de mortes haverá."
Reflita mais sobre o assunto, defina bem seu ponto de vista e desenvolva uma argumentação que pode até citar contra-argumentações, mas que seja coesa e coerente com a conclusão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |