O porte de armas tem gerado controvérsias diante do cenário catastrófico decorrente de atos como o ataque na boate em Orlando e, anteriormente, o massacre de negros em uma igreja, também nos Estados Unidos.
Tal polêmica relaciona-se intrinsicamente ao conceito de micropoder de Foucault, uma vez que a posse de armas significa poder e autonomia para exercer a justiça, baseando-se nos valores de cada cidadão. Dessa forma, uma pessoa vê-se no direito e na liberdade de atirar em outrem para reestabelecer a harmonia em seu meio, ou, como nos casos citados, para destilar o ódio e canalizar preconceitos e racismos.
A partir de tal raciocínio, a posse de armas pela população civil (segue) na contramão do combate à violência, gerando um dispersor de atos violentos, como lutar contra a violência utilizando-se da mesma. Além disso, conflitos banais como brigas de trânsito e discussões domésticas podem tomar proporções trágicas, não se limitando a exaltações verbais.
O porte de armas pela sociedade civil como defesa pessoal trata-se, ainda, de uma medida superficial e pouco eficiente, quando se deve mover esforços para combater a violência e não procurar meios que considerem a sua continuidade.
Dessa forma, o uso livre de armas de fogo pela sociedade deve ser submetido a um estudo aprofundado, levando-se em conta a violência - problema que coloca em pauta tal questão - e se a adoção dessa medida significará grandes avanços ou retrocessos na luta contra esse malefício social.
Comentários do corretor
Atenção à coesão frasal e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, citando fatos pertinentes à discussão. O texto ficaria ainda mais interessante se fossem citados também dados em relação à violência por armas de fogo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |