Após o atentado na boate gay em Orlando, o presidente dos E.U.A resolve dificultar a venda de armas para pessoas com histórico criminal ou doenças mentais, enquanto no Brasil entra em pauta a autorização de porte de armas para a população civil. Muitos criticam esta lei, afirmando que o número de mortes aumentaria devido ao fácil acesso em armas de fogo, enquanto uns apoiam em busca de segurança.
A lei diminuiria a idade mínima para a compra de armas, além de dar a qualquer cidadão o direito de comprar e portar armas de fogo, não haveria necessidade de renovação do certificado de registro e (,) permitindo até mesmo compra e porte de armas aqueles àqueles que foram condenados por crime culposo.
O pesquisador e sociólogo Julio Jacobo afirmou que mais de 160 mil vidas foram poupadas durante os últimos anos com o maior controle de armas decorrente ao do antigo estatuto, e segundo o mapa da violência 2015, no Brasil encontra-se com 8,5 milhões de armas ilegais(,) tendo sendo 3,8 milhões na mão de criminosos.
Com o aumento da criminalidade, é mais do que direito do cidadão poder se defender e não ficar a à mercê de massacres que podem ocorrer a qualquer momento, mas ao mesmo tempo que garante segurança, pode ser perigoso ter tantos cidadãos com armas em casa sem o treinamento necessário.
Dado da Organização das Nações Unidas, mostra que 71% dos casos de homicídios são causados através por meio de uso de armas de fogo, e mesmo a lei não sendo aprovada(,) os homicídios continuariam a existir, isso devido ao porte ilegal. Com a lei em vigor, os crimes seriam mais controlados, pois o governo teria noção de quem porta arma em casa(,) além de ser uma forma da sociedade garantir segurança.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, apresentando os argumentos dos dois lados. No entanto, o desenvolvimento parece tão neutro que causa estranhamento sua conclusão. Tente dar evidências do seu ponto de vista um pouco antes no texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |