Uma forma de se defender - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 20/07/2016

Status:

Corrigida
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Após o atentado na boate gay em Orlando, o presidente dos E.U.A resolve dificultar a venda de armas para pessoas com histórico criminal ou doenças mentais, enquanto no Brasil entra em pauta a autorização de porte de armas para a população civil. Muitos criticam esta lei, afirmando que o número de mortes aumentaria devido ao fácil acesso em armas de fogo, enquanto uns apoiam em busca de segurança.

A lei diminuiria a idade mínima para a compra de armas, além de dar a qualquer cidadão o direito de comprar e portar armas de fogo, não haveria necessidade de renovação do certificado de registro e (,) permitindo até mesmo compra e porte de armas aqueles àqueles que foram condenados por crime culposo.

O pesquisador e sociólogo Julio Jacobo afirmou que mais de 160 mil vidas foram poupadas durante os últimos anos com o maior controle de armas decorrente ao do antigo estatuto, e segundo o mapa da violência 2015, no Brasil encontra-se com 8,5 milhões de armas ilegais(,) tendo sendo 3,8 milhões na mão de criminosos.

Com o aumento da criminalidade, é mais do que direito do cidadão poder se defender e não ficar a à mercê de massacres que podem ocorrer a qualquer momento, mas ao mesmo tempo que garante segurança, pode ser perigoso ter tantos cidadãos com armas em casa sem o treinamento necessário.

Dado da Organização das Nações Unidas, mostra que 71% dos casos de homicídios são causados através por meio de uso de armas de fogo, e mesmo a lei não sendo aprovada(,) os homicídios continuariam a existir, isso devido ao porte ilegal. Com a lei em vigor, os crimes seriam mais controlados, pois o governo teria noção de quem porta arma em casa(,) além de ser uma forma da sociedade garantir segurança.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, apresentando os argumentos dos dois lados. No entanto, o desenvolvimento parece tão neutro que causa estranhamento sua conclusão. Tente dar evidências do seu ponto de vista um pouco antes no texto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200