Mais armas, mais violência.* - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 20/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade está caminhando para o processo da superficialização, onde quase tudo funciona através da propina, (.) criam dificuldades para depois vender as facilidades, como é o caso do Projeto de Lei PL 3722/2012, que teve um impacto significativo na diminuição da criminalidade** com uso de armas de fogo, após alguns anos, o Brasil fica à frente de países em estado de guerra como o Afeganistão e Iraque, ocupando o terceiro lugar na América do Sul. O Congresso Nacional pode desfigurar essa lei facilitando o porte de armas por parte da sociedade civil, (.) a Constituição Federal(,) em seu Art. 144.(,) (define que) A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, (e) é exercida para a preservação da ordem pública. No entanto(,) a sociedade americana baseia-se na liberdade, a Constituição americana protege o direito do povo de portar armas, em consequência disso os EUA está vivenciando vivenciou um massacre em Orlando, onde Omar Mateen assassinou 49 pessoas e deixou 50 feridos. Nos EUA armas de fogo matam tanto quanto acidentes envolvendo carros, mais de trinta mil norte-americanos morrem todos os anos em acidentes com armas de fogo, (;) esses acontecimentos têm preocupado o presidente Barack Obama(,) que pede rigidez e restrição ao porte de armas. Enquanto que isso, no Reino Unido(,) é baixíssimo o índice de homicídios e outros crimes envolvendo armas de fogo, inclusive nem todos os setores da polícia portam armas, muito menos a sociedade civil. O Brasil tem um histórico violento e a sociedade também vive encarcerada, a divulgação sensacionalista assusta a sociedade, gera mais sensação de insegurança, pois o Estado não está enfrentando de a questão da maneira como deveria, as políticas de segurança deveriam ser prioridades do Estado. Faz-se necessário necessária melhor aplicação das leis, investir em mais educação, desde a primeira infância, revisão no pacto familiar, educação de forma integral, tudo passa pela educação, pois juventude sem estudo, desejo de consumo e despreparo para o mercado de trabalho, gera uma inferioridade e pode arrasta-lo arrastá-la para a criminalidade. A vida é o bem mais precioso, deve ser preservada e tudo o que a destrói, não constrói vida digna.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

** O PL ainda está em debate, como ele pode ter tido um impacto significativo na diminuição da criminalidade? VocÊ não se confundiu com o Estatuto do Desarmamento?

Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, mas há trechos em que houve confusão com o nome dos projetos, o que prejudicou um pouco o entendimento. O desenvolvimento e a conclusão estão bons.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200