Os EUA, (Estados Unidos da América), maior potência mundial(,) luta pela a abolição de arma de fogo. Depois de tantas violências o país revela situação de calamidade e decide acabar com sua liberação, e, no Brasil não está fora dela*. Porém(,) já os portadores civis brasileiros de armas não têm a mesma liberdade, em razão de que o país não favorece a venda desses equipamentos.
No entanto(,) milhares de pessoas violam a lei, e todas que são encontradas em mãos impróprias são confiscadas. Pois milhares de pessoas estão sendo vítimas das mesmas e a maioria das vezes por pequenos infratores, que se dispõem em maior quantidade como principais alvos os jovens - e até mesmo crianças - que moram em favelas e periferias das grandes cidades, por falta de estrutura na educação e lazer.
Os governantes que tomam conta do dinheiro público para a criação de projetos e desenvolvimentos para o país dizem não saber, a solução para o problema. Mas não veem que a educação e lazer é a base para tornar pessoas melhores, podendo não resolver(,) mais mas reduz o número de casos, tornando-se o que já é um grande avanço.
Em vista dos argumentos apresentados, é correto afirmar que milhares de programas sócio educacionais socioeducacionais estão sendo implantados, tais como, grupos de dança, teatro, entre outros. Contudo é preciso mais, como, a implantação de esporte e lazer nas instituições de ensino e comunidades das pequenas e grandes cidades e em suas favelas e periferias.
Comentários do corretor
* Fora de que? Frase mal elaborada e confusa.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e acontecimentos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |