A luta é pelo desarmamento - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 20/07/2016

Status:

Corrigida
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Os EUA, (Estados Unidos da América), maior potência mundial(,) luta pela a abolição de arma de fogo. Depois de tantas violências o país revela situação de calamidade e decide acabar com sua liberação, e, no Brasil não está fora dela*. Porém(,) os portadores civis brasileiros de armas não têm a mesma liberdade, em razão de que o país não favorece a venda desses equipamentos.

No entanto(,) milhares de pessoas violam a lei, e todas que são encontradas em mãos impróprias são confiscadas. Pois milhares de pessoas estão sendo vítimas das mesmas e a maioria das vezes por pequenos infratores, que se dispõem em maior quantidade como principais alvos os jovens - e até mesmo crianças - que moram em favelas e periferias das grandes cidades, por falta de estrutura na educação e lazer.

Os governantes que tomam conta do dinheiro público para a criação de projetos e desenvolvimentos para o país dizem não saber, a solução para o problema. Mas não veem que a educação e lazer é a base para tornar pessoas melhores, podendo não resolver(,) mais mas reduz o número de casos, tornando-se o que já é um grande avanço.

Em vista dos argumentos apresentados, é correto afirmar que milhares de programas sócio educacionais socioeducacionais estão sendo implantados, tais como, grupos de dança, teatro, entre outros. Contudo é preciso mais, como, a implantação de esporte e lazer nas instituições de ensino e comunidades das pequenas e grandes cidades e em suas favelas e periferias.

Comentários do corretor


* Fora de que? Frase mal elaborada e confusa.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e acontecimentos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200