Um dos principais motivos que colaboram com os homicídios e crimes no Brasil é a posse ilegal de armas de fogo pelos criminosos. Desde 2003, o Estatuto do Desarmamento ajudou bastante com na redução da quantidade de armas no país. Foram mais de 600 mil armas cedidas pelos seus respectivos proprietários. Mas só isso não bastou, a criminalidade envolvendo armas ilegais só vem aumentando.
Para contornar essa situação, alguns parlamentares decidiram colocar em projeto uma medida mais radical: revogar parte do Estatuto do Desarmamento e facilitar o acesso às armas de fogo pelos civis, até mesmo para aqueles que têm processos envolvendo homicídios. Tal medida poderia até reduzir os índices de violência, se não fosse a liberação de armas para quem possa ter algum envolvimento com o crime. Até porque, pessoas mal-intencionadas ou não, já conseguem, com facilidade, adquirir simulacros de arma de fogo em qualquer lugar, nas ruas ou até mesmo fazendo a compra na internet.
Esse projeto precisa ser revisto, se pessoas que podem estar ligadas a qualquer tipo de crime, tiverem fácil acesso às armas, a criminalidade e o número de homicídios só irão aumentar ainda mais. Permitir que os civis tenham um acesso mais fácil às armas, pode, sim, reduzir a criminalidade. Mas esses civis devem estar na lei, sem antecedentes criminais, sem nenhum tipo de ligação com o crime ou processos que tramitam que possam duvidar de suas condutas. Devem passar por exames psicológicos, toxicológicos e serem bem treinados para o uso correto das armas. Se o cidadão de bem tiver o direito de comprar e portar sua própria arma, de forma legal, ele se sentirá mais seguro e poderá se defender e defender inocentes de bandidos. E esses bandidos se sentirão mais inseguros, pois não saberão se suas possíveis vítimas estarão armadas ou não. Essa dúvida desses delinquentes poderia ajudar a reduzir os números de crimes em todo o país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à regência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, contextualizando o leitor sobre o assunto proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |