A adversidade à paz - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 20/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     Muito se tem discutido a respeito da segurança - ou da falta dela - em a que as pessoas estão sujeitas atualmente, (.) tendo ciência disto, cogita-se o uso de armas de fogo com seu devido porte dentro dos meios da legalidade pela sociedade civil como forma de defesa do cidadão de bem, mas como isso pode  influir na sociedade? Será que realmente é uma boa decisão? 

     No Brasil são constantes os casos de violência, os desarmamentistas lutam para que não seja livre o acesso a armas por qualquer pessoa, o Estatuto do Desarmamento atua à frente destes ideais, porém vem sofrendo agravantes graves mudanças com o decorrer dos anos, tais essas que suavizam as questões a respeito do porte de armas, (.) segundo o G1(,) a redução da idade dos portadores destes instrumentos com o projeto de mudanças cairia de 25 para 21 anos(,) e até quem estivesse passando por investigação ou quem já esteve preso poderia portar tais materiais. 

     Aderir ao porte de armas por para qualquer pessoa que o queira é efetivamente cometer um retrocesso no meio social, pois ao invés de diminuir os índices de violência(,) estes aumentariam(.) não se pode gerar relativa paz com mais violência. Situações cotidianas como estresses e discussões superficiais poderiam levar os autores a se exaltarem e(,) por impulso(,) usarem o material a arma, eliminando assim outras vidas (e) causando um saldo de ainda mais assassinatos.

    Como se puderam pode constatar(,) conflitos mundiais como as grandes guerras foram agravados por alto teor bélico dos países envolvidos, (.) liberar acesso a armas de fogo poderia nos fazer reviver acentuadamente conflitos de grupos com ideias divergentes(,) objetivando aceitação de sua própria ideologia por meio da força, facilitada pelo acesso à artilharia. 

    Portanto, deve-se haver controle e fiscalização aos usuários de tais instrumentos mesmo que estejam dentro da legalidade, como também melhorando a segurança pública para que os cidadãos de bem possam ir e vir sem precisar portar armas para sentirem-se protegidos, e buscar cada vez mais o bem comum para(,) assim(,) viver em uma nação que faça cause orgulho ao cidadão (ao) participar ativamente desta.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados e fatos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200