Casos de violência, massacres e atentados têm fomentado a discussão sobre a legalização do porte de armas pela população civíl no Brasil. O direito à autodefesa diante da incapacidade do Estado de coibir a violência, é um dos pilares de uma sociedade livre e democrática.
Andar armado, possibilita ao indivíduo se proteger de futuros atentados, uma vez que os mesmos são recorrentes em função da marginalidade e o porte de armas ilegais por uso dos bandidos. Enquanto isso, a população, sem direito, se encontra a à mercê dos marginais, sem ter a oportunidade de defender suas vidas.
Em contrapartida, a legalização das armas pode gerar mais violência. Para fazer o uso da mesma, é necessário ter consciência e responsabilidade. Não são raros os casos de morte por armas de fogo em brigas de bar, discussões familiares ou até mesmo divergências no trânsito.
Em vista disso, se faz necessário necessária a criação de leis rigorosas, onde só quem for maior de 21 anos poderá tomar posse de uma arma, passando por exames psicotécnicos, treinamentos e aulas de tiro. Pessoas com antecedentes criminais ou sob investigação por crimes violentos não terão direito ao porte.
Dessa forma, a sociedade não estará refém de crimes violentos e da impunidade, contribuirá com a segurança do país e poderá se defender com consciência e justiça.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor dados sobre o assunto para embasar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |