O Estatuto ameaçado - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 20/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       A notícia de que o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, está prestes a ser alterado, vem provocando embates entre vários grupos da sociedade civil. Quando se trata de segurança pública, preocupar-se nunca é demais, já que este é um dos fatores mais importantes para a qualidade de vida em um país.

       A polêmica da mudança é que, se aprovada, a compra e o porte de armas de fogo serão facilitados. Pessoas que respondem por homicídio ou tráfico de drogas poderão comprar e portar armas, além disso, a idade mínima para adquirir uma arma será reduzida de 25 anos para 21 anos.

       A questão da segurança já foi matéria de estudo de muitos pensadores, como Thomas Hobbes. Para ele, com a criação do Estado(,) pactou-se que o uso da violência passaria a ser exclusivo deste. Partindo desse pressuposto, o projeto de regulação do armamento que tremita tramita na Câmara, seria uma grave falha do Estado.

       Nos E.U.A, onde as leis que permitem o porte legal de armas são mais brandas, ocorreu recentemente um massacre com arma de fogo em uma boate gay. Tal situação levou o presidente Barack Obama a pedir ao Congresso medidas mais rígidas de acesso às armas.

       É preciso cautela ao se pensar num projeto de lei desse tipo no Brasil, pois cerca de 71% dos homícidios no país são causados por armas de fogo, e com a aprovação deste os índices poderão piorar.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados e acontecimentos sobre o assunto. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200