A notícia de que o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, está prestes a ser alterado, vem provocando embates entre vários grupos da sociedade civil. Quando se trata de segurança pública, preocupar-se nunca é demais, já que este é um dos fatores mais importantes para a qualidade de vida em um país.
A polêmica da mudança é que, se aprovada, a compra e o porte de armas de fogo serão facilitados. Pessoas que respondem por homicídio ou tráfico de drogas poderão comprar e portar armas, além disso, a idade mínima para adquirir uma arma será reduzida de 25 anos para 21 anos.
A questão da segurança já foi matéria de estudo de muitos pensadores, como Thomas Hobbes. Para ele, com a criação do Estado(,) pactou-se que o uso da violência passaria a ser exclusivo deste. Partindo desse pressuposto, o projeto de regulação do armamento que tremita tramita na Câmara, seria uma grave falha do Estado.
Nos E.U.A, onde as leis que permitem o porte legal de armas são mais brandas, ocorreu recentemente um massacre com arma de fogo em uma boate gay. Tal situação levou o presidente Barack Obama a pedir ao Congresso medidas mais rígidas de acesso às armas.
É preciso cautela ao se pensar num projeto de lei desse tipo no Brasil, pois cerca de 71% dos homícidios no país são causados por armas de fogo, e com a aprovação deste os índices poderão piorar.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados e acontecimentos sobre o assunto. No entanto, há espaço para uma discussão mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |