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Porte de armas pela população civil

Enviada em: 19/07/2016

Status:

Corrigida
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No mês de abril de 2011, ocorreu um dos crimes mais bárbaros no Brasil: a chacina escolar de Realengo, no Rio de Janeiro. O criminoso - portado de portando arma e extensa munição -, assassinou onze crianças e deixou tantas outras feridas. No entanto, como se pode antepor a tragédias de tal porte e preveni-las?

Na Alemanha nazista, Hitler desarmou os judeus para depois dizimá-los. Com o objetivo de dar uma resposta rápida e mais cômoda, os políticos brasileiros levantaram a bandeira do desarmamento. Buscam, com isso, transportar a responsabilidade para a sociedade. Contudo, com a tônica da violência do dia em qualquer lugar, pequeno ou grande, rico ou pobre, deixam claros os índices cada vez mais alarmantes sobre a criminalidade. A população se sente frágil e desprotegida diante da aparente incapacidade do Poder Público em combater a onda crescente de violência.

Mais armas não significam mais violência. Estima-se que a Suíça tenha mais de 3 milhões de armas nas mãos dos civis. Mesmo assim, o país tem 45 vezes menos homícidios que o Brasil. Persistindo com a proibição, os brasileiros, que contribuem com o desenvolvimento do país, pagando seus impostos e cumprindo com a lei, ficam à mercê de criminosos, - que vão continuar comprando armamento e munições no mercado negro -. (,) Provando(,) assim(,) que o desarmamento só beneficiará um lado da moeda.

Portanto, permitir o armamento de civis, deve ser encarado como uma necessidade, uma vez que, sua liberação seja agregada com a um treinamento especial. O que mata um indivíduo é outro indivíduo, por isso, são com as pessoas que as políticas de segurança pública devem se preocupar, e não com as armas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com alguns argumentos pertinentes. No entanto, o argumento da conclusão é facilmente questionável: se são as pessoas que matam um indivíduo, isso seria potencializado com uma arma, não? Desenvolva um argumento mais difícil de rebater.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200