“PORTE DE ARMAS PELA POPULAÇÃO CIVIL”
(Diante de) Uma população que padece de uma educação de qualidade, de serviços de segurança de qualidade, onde o sistema jurídico é falho, não seria prudente, por enquanto, permitir o porte de arma de fogo para cidadãos civis. Ainda assim, esta fragilidade se da dá principalmente em consequência da legislação(,) que hora é acometida por brechas que muitas vezes acabam impedindo a aplicação plena da lei.
Seria de bom proveito permitir ao cidadão de bem, transitar armado, possibilitando dessa forma que o mesmo faça sua própria segurança, já que as instituições públicas de segurança não estão conseguindo atender a demanda de ocorrências. No entanto, isto criaria um caos, já que cada um, na sua concepção de defesa agiria de acordo com seus princípios, enfim, a verdade é que o ser humano tem sede de poder, e arma de fogo seria uma maneira de manifestar esse poder.
Nada mais justo que um cidadão de bem poder se defender da ação covarde de bandidos, porém, fica uma pergunta* a ser respondida: Não raras vezes, nos meios de comunicação vemos a decisão de juízes, que decidem que um a uma pessoa(,) mesmo diante de imagens da imprensa, que mostram, por exemplo, um assaltante constrangendo, causando medo nas pessoas, e este segundo entendimento jurídico não está oferecendo perigo para a sociedade.
Logo, uma sociedade pautada por valores sociais, com boa educação, livre da corrupção, esta não precisa andar armada, pois já existem pessoas qualificadas, profissionais treinados para oferecer ao cidadão de bem a segurança que o mesmo necessita. Posto isso, seria muito mais importante e necessário fortalecer as instituições policiais, valorizando o profissional de segurança, (.) aí sim, feito isso, depois de haver essa organização, poderia se pensar em dar ao cidadão de bem esta opção de possuir ou não um porte de arma.
Comentários do corretor
* A pergunta foi anunciada, mas não foi feita.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
o texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem apresentar dados e fatos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |