É lamentável a sociedade chegar no âmbito de discutir se é a favor ou contra o armamento,porém,como a segurança pública anda defasada(,) não dá para esperar um assaltante invadir nossas casas e pôr em risco nossas vidas sem chance alguma de defesa.
É um assunto muito polêmico a questão do porte de armas.Ouvimos inúmeras vezes perguntas como:´´será que,se liberar o porte(,) não vamos aumentar a onda de violência ou induzir pessoas do bem em determinados momentos de estresse e brigas familiares a utilizarem do recurso?´´são perguntas que têm nexo,mas por outro lado,também não dá pra esperar que alguém mal intencionado chegue do nada e nos tire a vida por algo que lutamos a vida inteira pra conquistar.
No entanto, se acalmem! a A sugestão do porte de armas não é simplesmente chegar e ir armando qualquer cidadão.A ideia vai além disso,o ideal é todo portador de arma ter seu registro de porte incluso na identidade(RG)(,) com todos exames psicológicos e neurológicos em dia,além de treinamentos de aptidão.
As campanhas de desarmamento jamais irão garantir segurança à sociedade,pois(,) ao passo que,alguém do bem devolve uma arma de baixo calibre às autoridades,chefes do tráfico tiram armas pesadas do nosso exército. Desta forma,quem possuem possui armas, o ideal é registrá-las quanto ao porte e receberem palestras de orientações e exames de aptidão,o que não dá é esperar pela segurança pública quando o pavil está prestes a se queimar.
Portanto, legalizar o porte dentro das exigências de acompanhamentos psicológicos-mentais irá fazer com que alguém pense duas vezes antes de entrar em nossas casas e colocar tudo a perder.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível explorar mais dados e fatos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |