Porte de armas, um mal sem necessidade - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 19/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

A insatisfação dos indivíduos para com a segurança, principalmente no Brasil, tende a ser um dos grandes problemas que precisa ser melhorado, nos quais por setores das instituições governamentais tentam melhorar esse quadro. O porte de armas é uma das polêmicas polêmico: que há controvérsias ou para alguns, (mas para outros) pode ser a solução da violência.

A falta de um bom ensino, normalmente no público na esfera pública do país(,) é uma justificativa para a violência. Muitos estudantes, dentre esses crianças e adolescentes, abandonam as escolas por falta de apoio e incentivo. Assim, eles obtêm outras formas de sobrevivência, ao sair dos estudos, os jovens são “jogados” diretamente aos trabalhos ilegais. O porte de armas de fogo é uma das suas formas de se manterem, roubando ou até matando, mesmo que seja(,) ou não, para sobreviver.

A falta de preparo policial também é um fator que faz crescer o aumento da violência, pois a distribuição de seus oficiais é heterogênea, no centro de uma cidade há mais segurança, e em enquanto periferias ou lugares mais carentes, são mais que deixados de lado, pela falta de apoio e a violência acaba se disseminando.

Uma população armada pode acarretar em uma disputa por expandir armas de grande porte, para alguns acharem que estão mais seguros(.) ao ser assaltado, mesmo que estejamos preparados para a legítima defesa, a há grande chance de sermos mortos do que se ficássemos apenas calados, então uma das formas para acabar com os homicídios, é fortalecer os diversos lugares homogeneamente e com policiais preparados.

 Portanto, o governo precisa investir na educação, dando condições aos jovens que moram em condições mais carentes e que eles possam concluir um ensino de qualidade, impedindo estes de conviver com armas, roubos ou mortes, podendo salvar diversas vidas que no futuro poderiam estar condenadas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coesão frasal e à clareza das ideias.

O texto aborda o tema proposto, porém há vários trechos mal elaborados, confusos, além de que o texto deu a impressão de que apenas jovens humildes e oriundos de escola pública tornam-se criminosos. Isso é um preconceito de classe e não deve ser reproduzido.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200