No Brasil, desde do o ano de 2003 está em vigor o Estatuto de Controle de Armas, campanha criada pelo Governo Federal a favor do desarmamento, com o intuito de diminuir a violência, e os homicídios causadas causados por armas de fogo.
Contudo, no Congresso(,) há um projeto de lei que tem por objetivo acabar com a o controle de porte e registros de armas no país. Entre suas ideias de mudanças, está a diminuição de idade permitida para a compra de armas, de 25 anos para 21 anos de idade, e garante garantia do seu uso à a deputados e senadores.
Mas isso traria benefícios para a sociedade? Estudos feitos pela Agência do Brasil, mostram que em treze anos de campanha, cento e sessenta mil mortes foram evitadas pela sua restrição. E que no ano de 2004, ano posterior a à implantação do Estatuto, registra-se registrou-se uma queda no número de homicídios por disparos, após dez anos de crescimento constante.
Exemplos fora do país podem intensificar a percepção de que a utilização de armas pela população civil não é uma solução para a diminuição da violência, e que ao contrário, muitas vezes é ele esse uso o progenitor para tais atos.
Uma confirmação disto foi o atentado a à boate gay, Pulse(,) na cidade de Orlando(,) na Flórida; onde Omar Mateen, de origem islâmica, facilmente conseguiu comprar uma arma para espalhar o caos, e assassinar e ferir inocentes que frequentavam o lugar. Os Estados Unidos provam(,) assim, que a falta de regras mais rígidas do controle do armamento causa-se severas consequências; tais como massacres e criminosos ainda mais armados.
Conclui-se no fim, que no Brasil a preocupação deve-se ser na fiscalização de entrada de armamentos pelas fronteiras, e não em “acabar” com um projeto que só auxiliou a segurança no país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância verbal, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |