Esta não é a solução - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 17/07/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil, desde do o ano de 2003 está em vigor o Estatuto de Controle de Armas, campanha criada pelo Governo Federal a favor do desarmamento, com o intuito de diminuir a violência, e os homicídios causadas causados por armas de fogo.

 Contudo, no Congresso(,) há um projeto de lei que tem por objetivo acabar com a o controle de porte e registros de armas no país. Entre suas ideias de mudanças, está a diminuição de idade permitida para a compra de armas, de 25 anos para 21 anos de idade, e garante garantia do seu uso à a deputados e senadores.

 Mas isso traria benefícios para a sociedade? Estudos feitos pela Agência do Brasil, mostram que em treze anos de campanha, cento e sessenta mil mortes foram evitadas pela sua restrição. E que no ano de 2004, ano posterior a à implantação do Estatuto, registra-se registrou-se uma queda no número de homicídios por disparos, após dez anos de crescimento constante.

 Exemplos fora do país podem intensificar a percepção de que a utilização de armas pela população civil não é uma solução para a diminuição da violência, e que ao contrário, muitas vezes é ele esse uso o progenitor para tais atos.

 Uma confirmação disto foi o atentado a à boate gay, Pulse(,) na cidade de Orlando(,) na Flórida; onde Omar Mateen, de origem islâmica, facilmente conseguiu comprar uma arma para espalhar o caos, e assassinar e ferir inocentes que frequentavam o lugar. Os Estados Unidos provam(,) assim, que a falta de regras mais rígidas do controle do armamento causa-se severas consequências; tais como massacres e criminosos ainda mais armados.

  Conclui-se no fim, que no Brasil a preocupação deve-se ser na fiscalização de entrada de armamentos pelas fronteiras, e não em “acabar” com um projeto que só auxiliou a segurança no país.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância verbal, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à regência verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200