Na sociedade contemporânea(,) um dos assuntos que tem sido muito questionado, e debatido, é o fato do cidadão comum, o cidadão civil ter acesso ao porte de armas, que vem colocando em risco a integridade física e a vida de inúmeras pessoas.
Num momento conturbado pela violência que ora assola a Europa, a América do Norte _ Estados Unidos da América; entre tantas outras partes do mundo. Impulsionada pelo terrorismo, pelo preconceito racial, pelo ódio disseminado em nome da "religião", dentre tantos outros motivos.
Também no Ocidente(,) vivencia-se a cada dia atos de violência no campo, nas cidades, nas escolas, nas residências, na vizinhança. Onde pessoas são assassinadas ou agredidas _ feridas, banidas _ na maioria das vezes por motivos irrelevantes, futéis. O acesso fácil aos armamentos muito tem prejudicado a sociedade.
Têm-se defendido opiniões diversas em relação a esse assunto; mas, ainda não conseguiu-se chegar a um acordo consensual e sensato. É possível que através da criação e implementação de novas leis, devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes e principalmente pela população(,) de modo que seja dificultado o acesso da população civil, à aquisição de armas brancas e armas de fogo; no intuito de oferecer mais segurança e paz.
Comentários do corretor
* A população civil e o uso e porte de armas
Atenção à pontuação.
Texto confuso. A conclusão, por exemplo, parece ter sido interrompida antes de terminada. Organize melhor as ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |