Com o aumento da criminalidade na década de 90, o governo criou o estatuto do desarmamento, que visava diminuir a violência ao restringir o número de armas de fogo em circulação entre os civis. Apesar do aparente sucesso da lei, a medida sempre foi polêmica quanto (a) sua real eficácia. Além disso, muitos que desejavam adquirir armas para proteção viram sua liberdade ser tirada pelo Estado, e sem escolha tiveram que se adequar ao estatuto. Nesse contexto(,) nasceu o projeto de lei 3722/2012(,) que objetiva alterar o estatuto, diminuindo as exigências para posse e porte de arma.
De acordo com o mapa da violência, de 2015, o estatuto do desarmamento teve um impacto direto na taxa de homicídios(,) que ao invés de continuar crescendo, estabilizou. Tal resultado parece ser uma boa notícia, mas ainda é preocupante, pois a taxa de assassinatos continua altíssima – cerca de 40 mil mortes por ano – comparada a países em guerra. Sendo assim, o resultado até então é uma estabilização em uma alta perda de vidas.
Diante do argumento de que menos armas implicam em menos mortes, o estatuto surgiu a fim de aplicar essa ideia, que apesar de soar plausível, tal raciocínio é uma falácia. O fato de um país ter mais ou menos armas não lhe implica mais homicídios. Na Europa há países extremamente permissivos ao acesso a armas, como a Suécia, e outros restritivos, como a Holanda, e ambos apresentam taxas baixíssimas de assassinatos por armas de fogo. Já na África, países com ambas as políticas como Uganda e Tanzânia, com baixo e alto acesso a armas, apresentam níveis muito altos de homicídios por tiro. Com isso(,) é possível compreender que o problema é muito mais complexo, e está ligado primordialmente a outros fatores desses países, como a educação, desigualdade, pobreza, etc, que precisam ser trabalhados, pois esses essas são as causas do problema.
O Estado tem o dever de criar regras para tornar a sociedade mais segura, mas não pode interferir na liberdade das pessoas de decidir ou não ter uma arma. Este direito é legítimo, mas obviamente, devido a à periculosidade de uma arma, a permissão, a fiscalização e o controle dos usuários devem ser rígidos(,) a fim de só permitir o acesso àqueles que tenham plenas condições psicológicas, além de coibir excessos e responsabilizar a todos que infringirem leis. O projeto, ainda a ser votado pelo Senado, deve ser visto como uma conquista de direitos e de defesa da liberdade. A política sobre as armas ainda deve passar por mudanças até atingir uma forma final, mas é importante que o cidadão de bem tenha esse direito mantido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com argumentação bem embasada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |