Em média, todos os anos morrem 30 mil brasileiros vítimas de armas de fogo, seja por assaltos, brigas e até mesmo por balas perdidas. A criminalidade no Brasil está crescendo cada vez mais, principalmente nos locais menos favorecidos do país. O medo está fazendo parte de todas as classes desse pais, não está só restrito as às favelas, agora ocupa os grandes centros urbanos. Facilitar a compra de armas pela população, seria a medida para deixar nossas famílias mais seguras?
Todos os dias, centenas de mercadorias(,) incluindo drogas e armas, são vendidas no mercado negro, (.) mesmo com todo o esforço das autoridades em monitorar essas atividades e desarticular quadrilhas que fazem esses atos ilícitos, essas mercadorias acabam sendo entregues e a gangues espalhadas por todo o país, (.) cada vez mais os adolescentes de origem mais humilde estão sendo influenciados a roubarem, a violência só aumenta, e só tende a piorar.
Em vários estados nos Estados Unidos a compra de armas é feita sem muitos problemas e burocracias, (.) após o atentado na boate “Pulse”(,) o presidente falou em deixar mais difícil a compra de armas por lá. Com essa declaração já deixa, ou deveria deixar claro que o objetivo é acabar com a violência(,) e não facilitá-la.
Tornar armas mais acessíveis só trará prejuízo a toda a população, adotando essa medida a violência no nosso pais só tende a aumentar(,) assim como o número de assassinatos. Se milhões de reais são gastos todos os anos com segurança e desarticulações desarticulação de quadrilhas, esse projeto serviria para fortalecer essas organizações e causar mais prejuízo aos cofres públicos
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva,coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |