Muito se tem falado a respeito do porte de arma facilitado à população civil brasileira. Caso seja aprovado(,) geraria grandes problemas(,) como o aumento da mortandade por conta desse instrumento.
Atualmente(,) o Brasil ocupa o décimo primeiro lugar no mapa de violência que analisou noventa nações, ficando na frente dos Estados Unidos(,) onde é permitido o porte de arma à população, (.) este número é exorbitante, imagina com a total liberação.
Recentemente presenciamos um ataque à a uma boate gay nos EUA, deixando várias pessoas mortas e feridas. Com a liberação facilitada no Brasil, fatos como esse se tornariam cotidianos por conta da negligência da população perante regras e leis, como por exemplo, no trânsito brasileiro, onde milhões de vidas são ceifadas por conta da imprudência e negligência por parte dos motoristas, mesmo eles tendo enfrentado as autoescolas e aprendido a respeito das leis e regras do trânsito.
Em virtude dos dados analisados(,) verificamos que com a “ajudinha na liberação”(,) a mortandade por armas de fogo se elevará assustadoramente. O governo deveria coibir ainda mais o porte(,) criando leis mais rígidas e o acesso às armas mais dificultoso difícil.
Comentários do corretor
*Porte de arma à população civil não é uma boa ideia
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente,mas a argumentação pode ser mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |