No Brasil, o número de homicídios é bastante elevado. São frequentes os casos(,) e sustentamos o maior índice de mortes por arma de fogo. As regiões Sudeste e Nordeste são as com maior potencial de homicídios. Com altas taxas de criminalidade, faz-se necessário implantar políticas públicas de segurança para reduzir esse quorum esses dados, que fazem do país ter o maior (em) número de assassinatos com a utilização de arma de fogo.
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou mudanças no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) aprovou no final de 2015 a criação do Estatuto de Controle de Armas de fogo, revogando o estatuto vigente. O texto aprovado assegura a todos os cidadãos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos em lei, ter o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio.
Nos últimos dias, as atenções foram voltadas para a tragédia que ocorreu na boate Pulse(,) em Orlando(,) nos EUA(,) onde quarenta e nove pessoas foram mortas e cerca de cinquenta ficaram feridas, fazendo a população refletir sobre a lei(,) que tramita na Câmara(,) da liberação do porte de armas. Muitas são as razões para que alguns cidadãos sejam a favor dessa licença, porém outra parte da sociedade destaca seus pontos negativos. Os que apoiam a ideia de ter uma arma acreditam que vão conseguir se defender dos criminosos, diminuindo a incidência dos bandidos(,) e terão mais segurança. Já os que se opõem, acreditam que a população não vai se favorecer com a liberação. Isso vai ser motivo para que os indivíduos resolvam qualquer conflito através de um revólver.
O Brasil(,) infelizmente(,) ainda é um país caduco, cheio de falhas e defeitos. Não consegue resolver um simples problema básico(,) que é oferecer educação básica para todos. Não amadureceu o suficiente para aprovar um projeto de lei tão sério como esse. Que chance terá um policial numa ocorrência? Nenhuma. O trabalho deles será (em) vão. A segurança pública será comprometida. Muitos desses revólveres estarão em mãos erradas.
Ao invés de fazerem tal liberação, poderiam investir em mais segurança. Colocar mais viaturas nas ruas, praças e locais com mais frequências de pessoas seria uma opção. Outra alternativa seria existirem leis mais rígidas para dificultar a compra. Ter mais fiscalizações no comércio onde são vendidas. No país tem muitas brechas. Qualquer jeitinho faz com que o ser humano consiga o que quer. Hoje em dia não é muito difícil comprar um revólver, objeto que era para ser usado somente pela polícia. Mais políticas públicas sérias e eficazes têm que ser aprovadas para sanar a violência, caso contrário morrerão mais pessoas inocentes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados e fatos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |