O que pode ser melhor do que o porte de armas? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 15/07/2016

Status:

Corrigida
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            O Brasil, possuindo muitos casos de corrupções corrupção, tráficos e crimes à mão armada, e contando ainda com a baixa qualidade de educação pública, que traz como consequência a falta de ética nas classes sociais mais baixas*, é de questionar-se  por quais motivos que querem, e que não querem, o porte de armas pela sociedade brasileira.

            O porte de armas de fogo diminuiria siginificativamente os crimes de à mão armada no país, evidenciando que os criminosos terão em mente a probabilidade muito maior de assaltar uma vitíma portando uma arma de fogo, sendo esse um dos casos que motivos pelos quais muitos privilegiam o porte de armas. Porém, no cenário atual em que encontra-se o país, às as mortes pelo o uso da arma deverá ser muito maior deverão aumentar devido à a diversos fatores como brigas, discussões e disparo acidental(,) como por exemplos, tendo em mente que muitos também poderiam não ter treino ou experiência nenhuma para manuseá-la, sem mencionar os imprevistos de crianças ou de adolescentes apossá-las, como no caso chocante no Rio de Janeiro, em que um policial matou uma criança que dirigia e portava uma arma.

            A questão do porte de armas não deve ser pensado pensada apenas para à a legítima defesa, mas sim em questões sociais e educacionais, ou repensando, se existisse mais ética neste país, não haveriam tantos policiais corruptos, que negociam suas armas para bandidos, e  este último criminoso não exerceria esta “profissão” se obtivesse uma melhor educação durante sua infância.

            Contudo, no sistema governamental atual, não seria uma opção por enquanto o porte de armas pela população civil, mas sim em grandes investimentos na educação pública neste país, algo que deve ser aplicado pelo governo brasileiro de modo que melhore a educação social e ética, pois é desta maneira que não haverá mais o mal mau uso das armas de fogo, e sim o seu uso com responsabilidade.

Comentários do corretor


* Os recentes escândalos envolvendo políticos de classe social alta, assim como grandes empresários, demonstram que falta de ética não é uma questão privada dos estratos sociais mais baixos. Essa afirmação é preconceituosa e generalizante.

Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva. Atenção apenas para não propagar preconceitos, como o destacado.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200