Devido a algumas circunstâncias ocorridas não só no Brasil(,) como também no mundo trouxe(,) (vieram) à tona as discussões sobre a liberação do porte de armas para civis, (.) enquanto alguns pensam que o mais seguro seria ter algum armamento como forma de defesa pessoal, outros têm em mente que quanto menos armas dentro da sociedade(,) maior será a segurança. Hoje em dia é notável a facilidade de um criminoso em conseguir tais objetos e cometer diversos crimes podendo ser, na maior parte das vezes, fatais para as vítimas.
No caso do Brasil, há regras estabelecidas em 2003 que determinam um controle na posse de armas de fogo, dificultando o uso de forma legal. Porém, em 2014 ocorreu uma tentativa de revogação dessa norma, foi discutido na Câmara dos deputados um projeto de lei que tornaria mais fácil a liberação para cidadãos que não tivessem antecedentes criminais e que os mesmos tivessem aptidão técnica e psicológica para o uso.
Já em países como os Estados Unidos, onde é possível o poder de compra e porte comprar e portar de armas de maneira acessível, a situação parece ser contrária, o próprio presidente Barack Obama é a favor de maiores restrições para o acesso ao armamento no país. A Há pouco tempo aconteceu um massacre na cidade de Orlando(,) localizada na Flórida, dentro de uma boate na qual um indivíduo fez vários disparos deixando pelo menos 49 mortos e 50 feridos, (.) esse fato colocou em dúvida a sociedade(,) já que as armas foram compradas e livremente usadas no mesmo país.
Levando em consideração esses aspectos, pode-se concluir que seria mais seguro o controle rigoroso sobre o uso de armas de fogo, (.) em relação as às autoridades e ao governo, deveriam apresentar uma maior fiscalização para que tal poderio não caia nas mãos de criminosos. Também (deve-se) tornar restrito o uso de armamento para militares treinados de forma correta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com argumentação embasada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |