- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 14/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o FBI nos EUA, para cada caso de sucesso no uso defensivo com armas de fogo, houve centenas de casos de mortes com armas em homicídios, suicídios ou acidentes. Já no Brasil, a posse de arma pelos cidadãos tem sido pauta nas discussões no Congresso e nas ruas. Podemos perceber que, casos as legislações legislação sobre esse tema se tornem parecidas com as norte-americanas, à a realidade sobre o número de mortes também se tornará, visto que a quantidade de homicídios aumentará significativamente no país e facilitará o comércio de armas para os criminosos.

Jean Paul Sartre disse que a violência é sempre uma derrota. Nesse sentido, nota-se a fragilidade da mente humana em regredir ao seu estado selvagem e brutal em certas ocasiões, por exemplo, em brigas de trânsito no qual nas quais em um momento de fúria com a presença de uma arma se torna um ato letal, tal fato poderá se repetir em brigas nos bares, discussões cotidianas, ou seja, por motivos fúteis uma vida é tirada violentamente.

Além disso, em uma disputa contra o criminoso(,) a principal orientação é não reagir, (.) uma pesquisa realizada no RJ constou mostra que a chance de morrer em uma reação armada é muito maior do que quando não há reação, caso a vítima esteja armada em duelo contra um delinquente que já tem experiência no manuseio, as chances de sucesso para o cidadão de bem são mínimas.

Somado a isso, o arsenal criminoso irá aumentar, já que atualmente(,) mesmo com os obstáculos e leis, segundo uma pesquisa feita pelo Sou da Paz com mais de 14 mil armas apreendidas, 80% têm origem nacional e entrou legalmente no mercado(,) sendo desviado tendo sido desviada em algum momento. Com o comércio de armas livre na sociedade(,) o acesso será facilitado para os bandidos.

O porte de armas, portanto, não deve ser livre para a população, muito pelo contrário, o Congresso deve elaborar leis mais rígidas e restringir o uso e comércio apenas para profissionais da segurança, assim facilitará também o controle por parte da polícia sobre a venda ilegal de armas.  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, citando dados pertinentes sobre o assunto. No entanto, alguns dados carecem de fontes, o que traria maior credibilidade à argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200