Diante do cenário atual de insegurança da população brasileira, está em discurção discussão no Congresso um projeto de lei que tenta tornar o acesso a porte de armas de fogo mais acessível a à populaçao civil, porém os números de mortes alarmantes com armas de fogo parecem insuficientes para se pensar em tamanho projeto.
Na década passada houve a criação do Estatudo do Desarmanto e a campanha que recolheu milhares de armas da sociedade civil, porém o número que de armas que entram no país clandestinamente e vão parar nas mãos erradas vem crescendo nos últimos anos. O aumento da violência e a falta de segurança faz com que uma parcela da população civil queira andar armado armada ou ter uma arma em casa. Isso é reflexo do aumento da criminalidade nas grandes cidades e até mesmo nas pequenas cidades.
A ideia do armamento tem fundamento desde que(,) apesar da facilidade em poder poder possuir porte de armas, a pessoa possua condições para possuir a mesma (,) como tendo treinamento(,) por exemplo. Mas o aumento do número de armas em circulaçao não irá diminuir o número de a criminalidade, irá aumentar o numero de as mortes como casos banais, acidentes dentro de casa etc.
Criminalidade se combate com educação, melhoria das condições sociais da população, maior eficiência nas fiscalizações das fronteiras, e aumento da guarda civil.
Comentários do corretor
* "Armamento civil, problema ou solução?
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, explorando informações pertinentes sobre o assunto. Mas ainda faltam dados concretos para embasar a argumentação. Problemas na pontuação também tornaram alguns trechos confusos e, aparentemente, incompletos, como o caso da conclusão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |