Armas: ter ou não ter? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 14/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         

           Atualmente, a violência, independente da área que intervém, é uma realidade comum que tem crescido de forma descontrolada(,) tendo como consequência desse ato o desejo de muitas pessoas por possuírem uma arma como meio de defesa, seja ela de fogo ou branca. Tal fato causa um certo desconforto na população devido a à pouca ou quase nenhuma experiência dos que as possuem, para o manuseamento manuseio do objeto.

           É importante ressaltar que esse problema não é composto por apenas um fator, mas sim por vários, como por exemplo: a falta de segurança, a fome, o ausência do Estado, a expansão do tráfico de drogas, a política, o desemprego, entre outros. A venda ilegal desse produto é algo que encontramos em qualquer esquina ou beco, sendo vendido pelos mais variados preços. 

          De acordo com pesquisas realizadas pela UNESCO nos anos entre (os anos) 1980 e 2003, o número de vítimas de armas chegou a mais de 500 mil, seja em situações de homicídios ou suicídios. Porém, não são esses números que surpreendem , mas sim que, enquanto o percentual de mortes por armamentos  é de mais de 400%, o percentual do crescimento da população chegou a pouco mais de 51%.

          A posse de um armamento nos dias de hoje é tido tida como poder por muitos, pois quanto maior a quantidade e o nível de potência de tal objeto, mais poderoso você se torna. Desta forma, os policiais procuram deter e até mesmo acabar com essa venda de armas que não possuem nenhuma documentação legal.

          Deste modo, o mais importante a se cumprir é o apanhamento de tais armas e a prisão dos indivíduos que as portam,  feitos pelo Estado juntamente com a Secretaria de Segurança e também o aumento da segurança nas grandes metrópoles. Assim, a população poderá descansar e a porcentagem de mortes por armamentos diminuirá significantemente.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200