Permitir ou restringir o porte de armas a à sociedade civil brasileira, é assunto que vem sendo discutido tanto pelos cidadãos, como pelo Congresso Nacional. Desde 2003 o país possui uma lei severa ao porte de armas e que agora vem sendo contestada por projetos de lei em tramitação, a fim de conseguir uma flexibilização.
Os argumentos utilizados em defesa de projetos criados para facilitar seu uso, é de que(,) com o porte de armas permitido, a violência no Brasil irá diminuir, e que tal porte é um direito de defesa dos civis. Contudo, para tal medida, é necessária uma avaliação meticulosa sobre o país, que possui altíssimas taxas de violência e que poderiam ser agravadas com o porte de armas irresponsável, portadas por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre armas de fogo.
Por tais razões, o tema é alvo de discussões calorosas, que possuem em comum, o mesmo ponto: A a violência. Em 2013 foram registrados números de mortes superiores ao índice considerado suportável pela Organização Mundial da Saúde (OMS); a organização considera o numero de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes (um número suportável), enquanto no Brasil a taxa era é de 25,8 para cada 100 mil.
Ainda que seja cogitada a diminuição da violência no país, tais números poderiam consequentemente aumentar com o porte de armas legalizado, devido a à falta de conscientização que se tem por parte do povo brasileiro, sendo então, uma forma de ataque irresponsável ao invés de um meio de defesa. Para se considerar tal medida, é necessária uma avaliação que foque na situação social do país, e na forma como a prática diverge da teoria em nosso território. Não conter influências de outros locais é essencial, já que uma lei possui diferentes resultados em diferentes países.
Ana Carolina Dias Mendes Ferreira. 14/07/2016.**
Comentários do corretor
* Essa vírgula está mal empregada.
** NÃO se identifique na redação em nenhum processo seletivo. Isso desclassifica seu texto.
Atenção ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, citando informações e dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |