Porte de armas pela população civil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 14/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2003 foi aprovado pelo Congresso Nacional o Estatuto do Desarmamento, contendo medidas extremamente restritivas á à posse e uso de armas por civis em todo o país. Porém(,) em 2015,doze anos depois da lei entrar em vigor(,) está prestes a ser alterada, para uma lei que torna mais branda a restrição à posse de armas.Quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis para a nossa população?

Segundo o mapa da violência 2015(,) mais de 880 mil pessoas morreram no Brasil vítimas de disparos de armas de fogo, sendo eles homicídios, suicídios e acidentes, no último ano foram 42.416 pessoas, o que é equivalente a 116 óbitos por dia,sendo que atualmente 6,8 milhões estão registradas e 8,5 milhões estão ilegais, com pelo menos 3,8 milhões nas mãos de criminosos,fazendo com que o Brasil ocupe a 75ª posição em um ranking que analisou a quantidade de armas nas mãos de civis em 184 nações.

Por um lado temos aqu,les aqueles que (são) favoráveis a à mudança de lei, alegando que com o aumento da criminalidade no país, o cidadão tem direito de proteger a si e a sua família(,) a chamada legítima defesa. Por outro(,) os que são contrários a à permissão ao porte acreditam que o número de armas circulando irá aumentar o que poderá elevar ainda mais a violência, pois a nova lei permitirá que pessoas que respondem a processos por homicídios e tráfico de drogas terão o mesmo direito de comprar e portar armas de fogo, (.) esses mesmos bandidos que hoje possuem um arsenal em armas (terão) os mesmos direitos que a classe trabalhadora do país.

Contudo(,) campanhas estão circulando em todo o país a favor do desarmamento(,) conscientizando toda a população, (.) em um país em que quase tudo se pode(,) como o cidadão pode ficar tranquilo sabendo que serão colocadas uma arma de fogo nas mãos daqueles que não saberão usá-las, contra esse mesmo cidadão de bem. (?) Cabe aos nossos governantes intensificar essa lei(,) a deixando deixando-a mais severa(,) e fazer um controle extremamente rígido, garantindo assim a segurança da população, (.) não sendo assim(,) os bandidos agradecem.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, citando dados e estatísticas pertinentes ao assunto. Mas os problemas de pontuação tornaram alguns trechos confusos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200