Armamento da população: problema ou solução? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 14/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Cidade de Deus", há várias cenas de jovens carregando consigo armas de fogo, usando-as para praticar furtos e homicídios. Fora das telas, o porte de armas pela sociedade civil vem sendo cada vez mais discutido e, por conseguinte, há vertentes de ideias que apoiam a condução de armas, enquanto outras discordam.

Com a possível disseminação do Estatuto do Controle de Armas, que visa tornar menos burocrático burocrática a distribuição do instrumento  para a população, a cultura da arma passa a se acentuar e, com isso, a banalidade de seu uso passa a ser preocupante. Segundo os dados divulgados pela Agência Brasil, 42.416 pessoas morreram vítimas por arma de fogo no território brasileiro, no ano de 2012. Nessa perspectiva, salienta-se que essa grande taxa de homicídios pode ser resultante do armamento da população, onde brigas e discussões banais, facilmente, podem acarretar em mortes.

Por outro lado, países como Suíça e Estados Unidos, onde ambos detêm de um grande porte de armas, possuem taxas de assassinatos muito mais atenuados atenuadas que a do Brasil. Assim sendo, o armamento da população pode não ser um motivo diretamente associado com a elevação dos homicídios. Ademais, a partir do momento em que não há distribuição de instrumentos de auto-defesa para os cidadãos, estes tornam-se seres vulneráveis, haja vista o mundo perigoso e violento em que vivem. 

Portanto, há uma pluridade de ideias contraditórias sobre o tema em questão. Para chegar a um acordo unânime, salas de debates devem se disseminar, com o fito de discutir as diversas opiniões pertinentes ao assunto, abrangendo os benefícios e malefícios à respeito do armamento da sociedade. Junto a isso, os indivíduos que portarem armas, devem ser submetidos à a palestras e aulas, administradas por policiais, onde aprenderão o manuseio correto e consciente do objeto, em caso de urgências.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto, mostrando os dois lados da questão. Porém, o seu posicionamento não ficou claro na conclusão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200