- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 13/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do Porte de armas de fogo pela população civil se intensificou e vem sendo debatido debatida as na sociedade brasileira.Diante disso,um projeto de lei pretende tornar mais leves as restrições para o acesso às armas,uma vez que o Brasil é o primeiro colocado no ranking de violência do mundo*(,) garantindo(,) de alguma forma,maior proteção individual a cada cidadão.

O fácil acesso a armas de fogo provoca tragédias não só no Brasil, mas também em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Os americanos voltam à discussão sobre o porte de arma depois de mais um massacre,que ocorreu em Orlando deixando 49 mortos e cerca de 50 feridos. Esse atentado reascendeu o debate sobre o porte de armas,no qual  correntes se divergem quanto a sua legalização. Segundo o  Mapa da Violência, no  Brasil a arma de fogo mata 116 pessoas por dia(,) revelando o alto índice de criminalidade  e  a ineficiência dos serviços de segurança pública, assombrando cada vez mais os brasileiros.

Todavia,muitas pessoas tornam-se reféns de em suas próprias casas, assustadas com o crescente número de assaltos a mão armada e de homicídios.Em decorrência disso, foi aprovado o Estatuto de Controle de Armas de Fogo(,) que segue para o Plenário,assegurando  aos cidadãos que cumprirem os requisitos previstos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo,tornando mais  brandas as restrições ,assegurando o direito natural de defesa de cada indivíduo.

Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se a importância da  aprovação  do referido Projeto,onde pois a  legalização do porte de armas assegurará maior segurança às famílias, uma vez que bandidos estão bem mais armados do que os próprios agentes de segurança.Como dizia o filósofo Immanuel Kant ‘’ O ser humano é aquilo que a educação faz dele’’. Dessa forma, o Governo(,) em parceria com o MEC(,) deve instituir nas escolas palestras que visam a formação efetiva dos jovens no combate a à violência,com o apoio dos meios de comunicação para a realização de campanhas que envolvam governo e comunidade.

Comentários do corretor


* O Brasil não é o país mais violento do mundo. É um dos que mais recorre a armas de fogo para cometer assassinatos, mas é errado afirmar que estamos no topo da lista de países violentos. http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/os-25-paises-mais-violentos-do-mundo-brasil-e-o-18o

Atenção à pontuação, ao emprego da crase e de conectivos, e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas a redação ficaria mais completa se os argumentos contrários aos seus fossem rebatidos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200