O perigo das armas - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 13/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A posse de armas pela população civil gera debates no mundo todo. No Brasil, há um projeto que pretende alterar o Estatuto do Desarmamento para facilitar o uso de armas, mas será que com o uso delas pela sociedade, a criminalidade diminuirá ou conflitos e desastres continuarão acontecendo?

O massacre armado ocorrido recentemente em uma boate de Orlando, nos Estados Unidos, revela que a posse de armas não é usada somente para legítima defesa, mas também para praticar o ódio e conflitos humanos (no caso citado, a homofobia).  Este é um evento notório, mas muitos outros ocorrem pelo mundo sem termos conhecimento. Os seres humanos são imprevisíveis e podem causar desastres em momentos de precipitação.

Facilitar o acesso às armas de fogo para maiores de 21 anos e até para pessoas com históricos de homicídios e tráfico de drogas, conforme propõe o projeto de reforma do Estatuto do Desarmamento, é, sem dúvida, facilitar ainda mais o mundo do crime. Enquanto as janelas da revolta e da desigualdade forem maiores que as janelas das oportunidades e da inclusão, a criminalidade não diminuirá.

Conclui-se que a facilidade ao porte de armas à população civil apresenta pontos negativos, como o seu uso indiscriminado em situações conflituosas e a incerteza do sucesso da vítima contra o agressor.  Não há garantia de melhor qualidade de vida por meio do armamento. Portanto, o Estado deve reforçar a segurança pública como medida de primeiro momento e(,) então, propor inclusão social aos cidadãos e baixar o índice de desigualdade no país, para que a opção de entrar para o mundo do crime não seja a escolha mais promissora das pessoas marginalizadas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

Excelente texto. Claro, objetivo, coerente, crítico e com argumentação muito bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     1000


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200