A posse de armas pela população civil gera debates no mundo todo. No Brasil, há um projeto que pretende alterar o Estatuto do Desarmamento para facilitar o uso de armas, mas será que com o uso delas pela sociedade, a criminalidade diminuirá ou conflitos e desastres continuarão acontecendo?
O massacre armado ocorrido recentemente em uma boate de Orlando, nos Estados Unidos, revela que a posse de armas não é usada somente para legítima defesa, mas também para praticar o ódio e conflitos humanos (no caso citado, a homofobia). Este é um evento notório, mas muitos outros ocorrem pelo mundo sem termos conhecimento. Os seres humanos são imprevisíveis e podem causar desastres em momentos de precipitação.
Facilitar o acesso às armas de fogo para maiores de 21 anos e até para pessoas com históricos de homicídios e tráfico de drogas, conforme propõe o projeto de reforma do Estatuto do Desarmamento, é, sem dúvida, facilitar ainda mais o mundo do crime. Enquanto as janelas da revolta e da desigualdade forem maiores que as janelas das oportunidades e da inclusão, a criminalidade não diminuirá.
Conclui-se que a facilidade ao porte de armas à população civil apresenta pontos negativos, como o seu uso indiscriminado em situações conflituosas e a incerteza do sucesso da vítima contra o agressor. Não há garantia de melhor qualidade de vida por meio do armamento. Portanto, o Estado deve reforçar a segurança pública como medida de primeiro momento e(,) então, propor inclusão social aos cidadãos e baixar o índice de desigualdade no país, para que a opção de entrar para o mundo do crime não seja a escolha mais promissora das pessoas marginalizadas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Excelente texto. Claro, objetivo, coerente, crítico e com argumentação muito bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 1000 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |