Discutir sobre o assunto do porte de armas de fogo por parte da população civil atualmente tem gerado muitos debates(,) com diferentes argumentações do sim e do não, levando em consideração os últimos acontecimentos de homicídios nos Estados Unidos.
A sociedade brasileira se divide em ideias e opiniões diante desse tema. Há aqueles que defendem sua legalização como forma de defesa pessoal. E há aqueles que defendem a opinião de que isso geraria um amento no número de casos de homicídios.
No Brasil da atualidade não é proibido o porte de armas de fogo, no entanto, a burocracia para ter a posse de uma é grande, o que torna sua acessibilidade pela lei mais restrita, segundo dados que afirmam que apenas 1500 portes são legalizados no Brasil todos os anos, onde a média de habitantes total é de 200 milhões.
Segundo o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfsz, que faz pesquisas para o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), de 1980 até 2012 a taxa de homicídios no Brasil cresceu cerca de 43,5%. Portanto, espera-se que o Congresso Nacional leve em consideração esse despreparo da população em relação ao tema em pauta.
Como afirmou certa feita: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Entende-se por esta frase que o melhor é agir diferente do inimigo, não igual. Para tanto, a solução é educar para diminuir os casos de homicídio no país e, só assim(,) não será preciso de armas para se defender, pois matar não resolverá o problema. Além do mais, os governos (municipais, estaduais e federal) podem investir também em campanhas contra a violência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |