SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 13/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Discutir sobre o assunto do porte de armas de fogo por parte da população civil atualmente tem gerado muitos debates(,) com diferentes argumentações do sim e do não, levando em consideração os últimos acontecimentos de homicídios nos Estados Unidos.

A sociedade brasileira se divide em ideias e opiniões diante desse tema. Há aqueles que defendem sua legalização como forma de defesa pessoal. E há aqueles que defendem a opinião de que isso geraria um amento no número de casos de homicídios.

No Brasil da atualidade não é proibido o porte de armas de fogo, no entanto, a burocracia para ter a posse de uma é grande, o que torna sua acessibilidade pela lei mais restrita, segundo dados que afirmam que apenas 1500 portes são legalizados no Brasil todos os anos, onde a média de habitantes total é de 200 milhões.

Segundo o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfsz, que faz pesquisas para o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), de 1980 até 2012 a taxa de homicídios no Brasil cresceu cerca de 43,5%. Portanto, espera-se que o Congresso Nacional leve em consideração esse despreparo da população em relação ao tema em pauta.

Como afirmou certa feita: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Entende-se por esta frase que o melhor é agir diferente do inimigo, não igual. Para tanto, a solução é educar para diminuir os casos de homicídio no país e, só assim(,) não será preciso de armas para se defender, pois matar não resolverá o problema. Além do mais, os governos (municipais, estaduais e federal) podem investir também em campanhas contra a violência.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200