Porte de armas no Brasil: maior segurança ou criminalidade? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hodiernamente, o porte de armas pela população civil brasileira é proibido pelo Estatuto do Desarmamento vigente no País. No entanto, um projeto de lei já foi apresentado para que a restrição à posse de armas se tornasse mais branda, o que pode ser bastante favorável aos cidadãos brasileiros se forem tomadas as devidas precauções para essa lei. Desse modo, a PL 3722/2012 pode proporcionar mudanças significativas no País, para alguns positivas, porém, para outros, negativa.

É possível afirmar que a lei do desarmamento, em alguns casos, pode deixar a população mais vulnerável aos crimes e à violência. Isso ocorre, pois, a segurança no Brasil possui diversas falhas, ou seja, o policiamento nas cidades brasileiras não é totalmente efetivo. De acordo com o autor da proposta, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, o PL3722/2012 surgiu do clamor social, (.) ele afirma que o povo brasileiro reivindicou tal proposta. Um exemplo interessante sobre tal assunto, é um estudo divulgado pela universidade de Harvard, que comprova que quanto mais armas uma nação possui, menos crimes ocorrem nela. Assim, nota-se que se os devidos procedimentos forem realizados, o porte de arma seria um modo de proteção para o cidadão.

Por outro lado, esse projeto de lei batizado como “Estatuto do controle de armas”, é para alguns cidadãos um modo de aumentar a criminalidade no País. Pode-se fazer, pois, essa proposta oferece a qualquer cidadão que preencha os requisitos mínimos para o direito de portar uma arma, inclusive indivíduos que respondem por processo de homicídio ou tráfico de drogas. Por esses motivos, uma parte da população brasileira não se sente mais segura se a lei do desarmamento for menos rígida, pois, baseiam-se certas vezes, na frase do filósofo inglês, Thomas Hobbes, “O homem é o lobo do próprio homem”(,) que significa dizer que o homem é seu maior inimigo. Portanto, nem toda a população, assim como os deputados que não aprovam esse projeto de lei, concordam que mais armas no País diminuirá a violência.

Dessa forma, a segurança pública deve ser o objetivo principal das leis destinadas a tais casos, vigentes no Brasil. Para que os problemas referentes a esse assunto sejam solucionados, é indispensável que o projeto seja devidamente pensado em prol do cidadão brasileiro, por isso alguns reparos devem ser tomados, tanto no Estatuto do desarmamento, quanto no Estatuto do controle de armas. Ademais, é papel do governo reforçar a segurança das ruas das cidades brasileiras, pois, infelizmente, a violência e a criminalidade são reais no País. Com todos os reparos necessários, o PL 3122/2012, pode ajudar bastante a população, se essa fizer bom uso de tal.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200