Precisa-se de Paz - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O homem com uma arma nas mãos é um bicho feroz! Mata, viola e destróis. Quantas vidas foram construídas a balas? E quantas foram destruídas? Somos feitos a prova de balas? Desde que entrou em vigor no Brasil o estatuto do desarmamento, as pessoas seguem suas vidas com mais tranquilidade. Porque antes da lei, qualquer um tinha uma arma de fogo escondida pronta para ser usada por qualquer motivo banal. (,) E(,) assim, destruir famílias inteiras com uma única bala.

O mundo não suporta mais tanta violência, (.) Será que já não chegou a hora de desarmar o mundo? Licença pra matar? Precisamos disto? As pessoas estão perdendo o controle da vida. No Brasil(,) o despreparo e o desrespeito com a vida humana, colocam o país em primeiro lugar, da polícia que mais mata no mundo.

As armas foram feitas para proteger a vida. (,) E não para acabar com ela. O Brasil precisa urgentemente rever seus conceitos sobre violência policial. Assim, junto com toda sociedade(,) editar novas regras e mudar essa realidade bizarra, que a todos apavora. A ganância Norte americana, está provocando a cada dia uma nova tragédia. E o congresso Norte americano(,) por interesses próprios, deixa o povo á à próprias sorte.

Não existe um caminho para a paz. (,) A paz é o caminho.E na cultura da paz, não precisamos de armas para lutar,mas, de motivos para contemplar a vida. Todos sabem que um dia morreremos. Mas, antes de morrer, temos que viver! Porque a vida é o grande momento de todos nós. E temos que valorizar a vida. Fazer nossa vida valer a pena, cuidar do planeta, das pessoas, semear o amor. Cultivar a igualdade dos povos. Sem armas de fogo no Brasil! Nem polícia(,) nem civil. Melhor que armas, são os motivos para nunca precisar usá-las. Basta de violência!

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. A argumentação está baseada em frases clichês de autoajuda, o que não condiz com a formalidade e impessoalidade que uma dissertação requer.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200