A posse armas de fogo não pode ser banalizada - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil(,) mais de a metade dos homicídios são causados por armas de fogo, mesmo depois que o Estatuto do Desamamento entrou em vigor(,) no ano (de) 2003, mas é significativa a diminuição desse tipo de atentando. As armas dos bandidos não vêm somente do contrabando(,) e é do conhecimento de todos que eles costumam assaltar delegacias para roubar armas e munição.

Com o Estatuto do Desarmamento(,) o número de mortes por armas de fogo já são é alarmantes(,) se derrubarem essa barreiras os brasileiros estariam estarão completamente desprotegidos, (.) ter uma arma não significa menor perigo, seria uma população armada e com medo(,) o que só resultaria em mais mortes(.) , os mais afetados seriam os jovens de periferia e as mulheres que já sofrem com maridos violentos. Os países sem controle no comércio de armas de fogo sempre têm casos de homicídios de natureza covarde(,) como os Estados Unidos(,) que deixam todos perplexos com os massacres em massa ocorridos até em escolas infantis, crimes que poderiam ser evitados se tivessem um controle de armamento como o do Brasil(,) que mesmo tendo suas falhas(,) faz muita diferença.

A tese mais usada pelos que são a favor da liberação das armas aos civis e é de que(,) ao saber que o cidadão está armado(,) os bandidos iram irão ficar temerosos e pensariam pensarão mais antes de cometer o crime, (.) se fosse desse jeito(,) policias não seriam assaltados dentro de suas casas ao ou até dentro da delegacia, a muito tempo essa espécie de crime vem acontecendo por ser mais fácil de conseguir armamentos e munição. Se os policias que são treinados para trabalharem com armas já são vitimas da violência(,) fica evidente que isso não funcionará com os demais civis, apenas aumentaria a renda das indústrias bélicas e facilitaria o acesso a elas por pessoas erradas e sem preparo.

Existem outros meios para tentar amenizar esse problema, o Estatuto de Desarmamento precisa ser aprimorado(,) fiscalizando melhor as pessoas que têm o uso permitido da arma(,) pois, muitos deles cometem assassinatos por motivos fúteis, (.) os demais órgão policiais devem aumentar a fiscalização das fronteiras por onde passam as armar e terem um lugar mais seguro para guardar seus armamentos nas delegacias, (.) Além disso, as companhas campanhas que visam a informar a população sobre os risco das armas de fogo devem ser intensificadas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com argumentação crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200