Projeto de lei 3722/2012 - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 O projeto de lei nomeado como: Estatuto de Controle de Armas de Fogo, o (3722/2012), visa a liberação de armas de uso não restrito, para a população. Com esse projeto, o número de a violência contra a mulher e os assaltos nas grandes cidades seriam coibidos. Todavia, ele só poderia ser aplicado em casos de extrema defesa.

    Com a proposta de lei, número 3722/2012, haverá uma queda significativa nos índices de violência contra mulher*. Ele certamente trará mais segurança ao sexo feminino, pois estará munindo a todas com a chance de se defender com uma arma de fogo, especialmente quando as mesmas se encontrarem em situações, como a da atriz, Luiza Brunet, que foi covardemente espancada pelo seu ex-marido, ou até mesmo, em casos de estupro, como aquele ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, em que uma adolescente foi vítima de um estupro coletivo. Esse projeto só iria benificiá-las

    Além disso, esta proposta de lei reduzirá(,) também, o número de assaltos nas grandes metrópoles, pois quem estiver mal intencionado em querer praticar qualquer delito, pensará mil vezes antes de fazer fazê-lo, devido ao medo de ser baleado ou de perder a vida. Isso(,) de certa forma(,) será muito bom para o país, em destaque ao sudeste, pois é lá que mais se registra números significativos de assaltos e latrocínio, que é o roubo seguido de morte. De certa forma(,) essa é mais uma razão para que o projeto que torna o livre** (o) uso de armas de fogo seja vigorado vigore em território nacional.

    O projeto de lei, Estatuto de Controle de Armas de Fogo, o (3722/2012), traz o conceito da liberação de armas de uso não restrito. Todavia, o mesmo só deverá ser aplicado em casos de extrema circunstância, como em afavor da legítima defesa, seja esses casos por violência contra as mulheres ou em casos de assaltos. Se por ventura infringirem essa norma, serão todos condenados por tais átos atos.

Comentários do corretor


* Esse argumento já foi apresentado.

** O projeto não torna livre, torna mais brandas as exigências para o porte de armas.

Atenção à pontuação,  à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal.

O texto está um pouco repetitivo, além de fazer afirmações que não são verdadeiras. Estude melhor o tema proposto para desenvolver uma argumentação coerente.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200