Historicamente(,) a restrição ou a permissão do porte de arma a um cidadão comum gera grandes debates na sociedade. Desta forma, o Estatuto do Desarmamento(,) que gerou grandes diminuições de homicídios de 2003 aos dias atuais, vem sendo ameaçado por tentativas de revogação.
De acordo com José Mariano Beltrame” o uso de armas deve ser restrito ás às forças policiais”(.) há oito anos na à frente da Secretária de Estado de Segurança do Rio de Janeiro(,) e é categórico ao afirmar que o estatuto de desarmamento e é um importantíssimo instrumento na proteção da vida.
Pois, após o vigenciamento a vigência da lei do desarmamento(,) o índice de homicífio homicídios caiu de 36 por 100 mil habitantes em 2007, para 19 por 100 mil habitantes em 2014 no Rio de Janeiro.Corroborando com os índices, o mapa da violência em 2015 mostra que no primeiro ano de vigência da lei do Desarmamento(,) houve uma queda pela primeira vez após mais de uma década de crescimento ininterrupto – diminuindo de 39.325 mortes (2003) para 37.113 (2004).
Não obstante, umas das colaborações feitas pelo Estatuto foi de elevar a idade mínima para 25 anos de idade, o qual que dificultou a compra e venda de armas no segmento que mais mata e morre em todo o país: os jovens.
Contudo, por mais que haja debates calorosos(,) a lógica permanecerá sempre a mesma: armar a sociedade é um fator de risco para o aumento das mortes violentas no país, pois nem todo cidadão comum têm tem os requesitos míninos exigidos por lei para a compra e venda de armas de fogo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com argumentação sólida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |