Porte de armas X Paz social - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No século passado, o surgimento e aperfeiçoamento das armas possibilitaram o massacre da Primeira e Segunda Guerra Mundial. À medida que o tempo passa novos meios de defesa vão surgindo, cada vez mais fortes e letais. A violência no mundo tornou-se “normal”, a cada segundo uma pessoa é ameaçada, violentada ou morta. E ainda surgem ideias a respeito do porte de armas pela população civil?

A cada suspeita um tiro, a cada crime, mortes. Nas ruas o tráfego seria atormentador e o medo de um tiroteio acabaria com a paz da população. Imagina as crianças crescendo influenciadas à violência, mesmo pela presença do objeto letal. Na sociedade, matar também se tornaria algo “normal”.

Ao contrário do que muitos pensam: - que o porte de armas é um meio de defesa - , por outro lado é também uma ferramenta violenta para (o) crime. Já bastam os policiais, os bandidos e outros indivíduos portadores de armas e a criminalidade dispersa pela sociedade.

Legalizar o porte de armas é sem convicção*. No Brasil, além da população civil não está estar preparada para lidar com a “liberdade” de usar esse instrumento, a educação militar e o conhecimento necessário levaria tempo e dinheiro em meio a incertezas. Portanto, é viável acabar com a circulação de armas ao invés de aumentar, para que gerações futuras também possam desfrutar da vida na Terra.

Comentários do corretor


* essa palavra está solta, incoerente ao contexto.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão e coerência.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200