- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere ao porte de arma no Brasil, pode-se perceber que a sua restrição é um mecanismo para se evitar o aumento da violência. Tendo em vista não só a quantidade de crimes, mas também de mortes no país.-

            Podemos perceber que facilitar a obtenção de uma arma de fogo, torna-se mais propicio propícia a ocorrência de delitos. Raul Jungman(,) do PPS-PE(,) em uma de suas falas nos diz, na Frente Parlamentar pelo Controle de Armas, pela Vida e pela Paz, que quem apoia a ideia de ter uma arma, não pensa que todos irão se armar também. Nesse sentido, é preciso refletir se a população está preparada para assumir tal responsabilidade, questionando se seriam utilizadas em brigas nos estádios de futebol, rinchas richas entre vizinhos e outros.

Convém lembrar(,) ainda(,) que, estaríamos mais expostos a sofrer algum tipo de agressão e até mesmo morrer. Segundo uma pesquisa do site agenciabrasil.ebc entre os anos de 1980 e 2012 mais de 880 mil pessoas foram vítimas de armas de fogo por homicídio, suicídio e acidentes. Haja vista que muitos se sintam sentem mais seguros ao portar este instrumento, mas devemos analisar os prós e os contras para todos os habitantes ao regulamentar esta lei.

Sendo assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. Afim de atenuar a questão, o governo, deve, portanto, abrir um debate em conjunto dos com os cidadãos para avaliar o projeto em pauta para se obter um resultado justo e democrático. A sociedade, por sua vez, deve opinar através das redes sociais e outros meios, seu ponto de vista perante o assunto tratado. Como já disse o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Seguindo essa linha de raciocínio(,) é preciso perceber que precisamos de fato é de mais igualdade, justiça e conhecimento(,) e não de mais armas.

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e femnino), á concordância verbal e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200