O Porte de Arma de Fogo é um documento, com validade de até cinco anos e que autoriza o cidadão a portá-la de forma discreta. Porém, esse porte não dá o direito ao indivíduo de sacá-la em qualquer circunstância(,) e pelo fato também de não terem treinamento especial para tal. E as opiniões se divergem entre as pessoas em relação à autorização do porte ou não, será que seria viável essa autorização?
Uma parcela da população acredita que a liberação do porte acarretaria em mais violência, e realmente isso é uma realidade porque os atentados têm aumentado, boates de shows têm sido atacadas e se todos portassem armas será que essa violência diminuiria? A população tem se tornado mais vulnerável e atemorizada com tudo isso. Logo, esse porte deveria ser mais severo e requerer até mesmo treinamento.
E alguns pensam que o porte de armas é importante para legítima defesa. (,) Mas, muitos não possuem autocontrole, como no trânsito(,) um simples esbarrão no carro de do outro gera uma discussão e até mesmo briga(.) e se todos portassem armas? Certamente, não ficaria somente em uma discussão.
Todavia Portanto, diante de tanta violência no mundo, esse porte não poderia ser liberado de forma tranqüila, (;) logo(,) atitudes severas, investigações e mais cautela nessa liberação deveriam ser tomadas para se evitar mais violências. São traficantes portando armas, policiais portando armas e cidadãos também, ou seja, situações de que poderiam ser resolvidas com facilidade muitas vezes geram mortes e desastres, contudo, esse porte deveria estar somente no domínio das nossas autoridades(,) que são treinados treinadas para isso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego devido de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |