Tramita no Congresso Brasileiro um projeto de lei, batizado de Estatuto do Controle de Armas, que propõe mudanças no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826) de 2003, e com isso diminuir diminuindo a restrição ao porte de armas pela população civil. Além das polêmicas entre parlamentares, debates afloraram na mídia após o massacre ocorrido na Boate Pulse, em Orlando, nos EUA.
Aqueles que defendem maior flexibilidade para o porte de armas alegam que o Estatuto não está atingindo seus objetivos e que a liberação, além de proporcionar direito de defesa à população, também contribuiria para um maior controle sobre o número de armas legais que o Brasil possui.
Porém, é fato noticiado que, o número de armas ilegais supera, em vários países, o número de armas legais. Além disso, estudos como o da revista Mother Jones, demonstram que os Estados com maior número de armas por habitante, são os que registram também o maior número de mortes por disparo com armas de fogo. Como exemplo, encontram-se os EUA, cujo porte de armas está previsto em sua Constituição, e registra um número de mortes por armas de fogo superior ao número de mortes de todas as guerras nas quais o país já se envolveu.
Portanto, alterar o Estatuto do Desarmamento não livrará o país da violência em curso, e o governo pode implementar ações ou projetos de lei de recuperação de armas ilegais, criar programas de reabilitação prisional, projetos de reinserção de condenados no mercado de trabalho e de recuperação de menores delinquentes. Cabe à sociedade apoiar estas ações de forma a erradicar definitivamente a criminalidade de nosso país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |