Um tópico que tem sido muito discutido no Brasil é sobre o porte de armas de fogo para os cidadões cidadãos, justificado pela insegurança e pelos altos índices de criminalidade que assolam todo o país. Em 2005 houve um plebiscito onde a maioria da população votou contra o Estatuto do Desarmamento, posto que isto é reflexo da falta de investimento na segurança pública e(,) aliado a este fato, há uma extrema deficiência educacional no Brasil. Será que armas realmente trarão paz à sociedade?
Para Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem e isto se comprova pelo fato de que os indivíduos entram em conflito entre si até por coisas que podem ser fúteis a em suas vidas. O conflito pode ser explicado conforme o nível educacional dos indivíduos, ou seja, quanto menos educação uma pessoa tiver, mais intolerante ela será. Se o ensino de um país é precário e ineficiente, resulta numa sociedade ignorante e(,) ao fornecer armas aos indivíduos, os conflitos entre eles irá exponenciar a taxa de mortalidade de todo o país.
A insegurança e criminalidade que dominam a sociedade está entrelaçada com os interesses capitalistas que estão em todo o canto, influenciando indivíduos a consumirem e terem muitos produtos. E criminosos, já que não têm educação nem emprego, observam como oportunidade de conseguir estes bens através de roubos e não será uma arma que impedirá a geração de mais malfeitores.*
Portanto, o armamento civil não resolverá nenhum problemas, apenas a educação poderá ter este papel. Para isto, o Ministério da Educação deve implantar medidas que promovam a ética e a cidadania para os estudantes através de livros, esportes e palestras. O governo deve investir em campanhas que demonstrem à sociedade que o conflito não irá aprimorar nada e que armas não vão ser a solução. Assim, gradativamente, a sociedade terá uma drástica redução na criminalidade sem a necessidade do armamento pela população civil.
Comentários do corretor
* Trata-se de generalização afirmar que criminosos são pessoas sem educação e sem emprego. Nossos políticos são claros exemplos de que pessoas com boa instrução e bons salários também podem cometer crimes. A motivação é que pode ser diferente dos que cometem crimes por serem parte de parcela excluída de direitos sociais.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas um dos argumentos (o destacado e comentado acima) é questionável. Evite generalizações. Procure embasar sua argumentação em dados mais concretos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |