Desenvolvido Desenvolvida por volta de 700 anos d.c., a arma de fogo se modernizou e hoje é utilizada não só pelas autoridades como também pela sociedade civil, sendo a maioria do seu uso negligenciado .Aprovando o projeto do armamento , a sociedade continuara propícia ao crime ,principalmente por pessoas próximas, bem como atentados e homicídios.
Nesse ínterim, é notório que a população continua refém dos bandidos e que devem ter o direito de defesa, porém, o criminoso e é especialista em portar a arma e a população está no papel de amadora. Devido a isso , o risco de acidentes com armas e mortes provocadas por discussões banais como brigas no trânsito e bares são maiores . Estas imprudências já são responsáveis por colocar o Brasil em 11º lugar com mais mortes por arma de fogo e(,) ao dar acesso a à toda população(,) aumentará o risco de uma criança levar a arma do pai para o colégio e praticar um crime.
Outrossim , são os crimes praticados por crueldade, apesar dos EUA ter seu livre porte de arma, não impediu o atentado em Orlando em 2016 que matou 50 pessoas inocentes* .Além do mais, problemas de alto auto-estima e depressões são constantes na modernidade líquida onde a mídia influencia a população (a) ter um modo de vida que nem todos têm condições de ter, e esta falta de amor próprio é refletida em suicídios e homicídios praticados com a arma de fogo.
Portanto,o uso da arma de fogo deve ser restrita as restrito às autoridades, como os policias e militares,e a sociedade não deve tomar pra si o que é responsabilidade das politicas públicas de segurança do Estado .Dessa forma, para que a violência acabe(,) e é preciso criar reformas no código penitenciário e político(,) como também a divulgação da campanha que indeniza o cidadão ao entregar sua arma.
Comentários do corretor
* Frase mal elaborada, sem sentido.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto, mas há trechos que estão desconexos com o restante da argumentação, assim como a frase destacada, que não possui sentido claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |