Ao analisar o tema, "porte de armas pela população civil", vê-se que isto não é um problema atual, ocorre-se desde a 1° guerra mundial, onde quando o consumo e produção de armas bélicas atingiu grandes proporções.
De forma que nunca houve um controle sobre a produção e a venda de aramas armas, gerando uma facilitação da o que facilitou a adesão de pessoas mal intencionadas e despreparadas.
Contudo(,) isso ocorre porque não a há uma lei eficaz ou até mesmo uma fiscalização adequada perante a lei existente, tornando(,) assim(,) as produções produção e vendas das armas ilegais uma forma de comércio ativo(,) dando uma ilusão equivocada de segurança por posse da mesma, pois como disse Jean Paul: "a violência(,) seja qual for a maneira(,) é sempre uma derrota".
Portanto, medidas são necessárias para revolver o impasse. O MJ com a OAB devem reformular a lei já existente e em parceria com a polícia federal(,) que devem disponibilizar uma guarnição específica para a investigação e a fiscalização sobre assuntos relacionados ao porte de aramas armas ilegal ilegais, a fabricação e a venda. O MEC e o MC* devem promover palestras dadas por psicólogos e transmitir por meio de propagadas obrigatórias nos meios de telecomunicação.
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Comentários do corretor
* O que seia MC? Ministério da Cultura? Se sim, a sigla é MinC
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego devido de advérbios e à coesão.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos confusos. A conclusão também perpassa por algo que não condiz com a realidade brasileira: não é a OAB e o Ministério da Justiça que propõem leis, e sim o Congresso Nacional.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |