Sancionar ou coibir? Tornou-se cada vez mais preocupante a violência ocorrida nos últimos anos, devido a à emancipação de armas que causam um certo temor resultante do uso abusivo e ilegal dessas dentro da sociedade brasileira.
O triste caso do jovem soldado da PM, Anderson Silva, que estava com amigos em um bar em São Paulo, e foi surpreendido por um assalto com três homens armados e(,) ao reagir, foi baleado e não resistiu, é um dos diversos casos que acontecem anualmente, classificando o Brasil como o terceiro país com maior taxa de assalto a mão armada da América Latina, segundo o Programa das Nações Unidas (Pnud).
As mudanças na Câmara, onde cuja proposta reduz a idade mínima ao acesso legal de armas de 25 para 21 anos, por exemplo, não garantem uma segurança maior ao país, tampouco restringem a violência. De fato, é mais coerente o armamento, quem obtiver, não apenas um curso de 10 horas como propõe o Congresso, mas sim uma capacitação profissional para aderir obter o direito à posse, garantindo uma reforma madura no sistema ao combate a à violência das armas.
Enquanto (um) grupo de deputados faz ofensiva para derrubar o Estatuto do Desarmamento, a relação entre quantidade de armas em circulação e incremento da violência ainda persiste. É necessário melhorar a seleção e o treinamento das forças de segurança, além do aprimoramento das penitenciárias e leis que reduzam os elementos que potencializam o crime. Nesse contexto, o filósofo Aristóteles torna a máxima evidente: “Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?”
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, usando exemplos pertinentes para ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |